Saiu versão nova do Tails

Paulo Brito
28/09/2014
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Saiu versão nova do TailsSaiu a versão 1.1.2 do Tails, um sistema operacional altamente seguro baseado em Linux especialmente projetado e otimizado para preservar o anonimato e a privacidade dos usuários. Tails, também conhecidos como “Amnesiac Incognito Live System’, é uma distribuição Linux gratuita com foco em segurança, baseada em Debian, contendo um conjunto de aplicativos que podem ser instalados em um drive USB, um cartão SD ou um DVD.
Ele mantém as comunicações dos usuários privadas, executando toda a conectividade através do Tor, a rede que usa rotas de tráfego através de várias camadas de servidores e criptografa os dados. O sistema operacional entrou em destaque depois que Edward Snowden disse que o tinha usado a fim de manter o anonimato e suas comunicações escondidos das autoridades americanas.
A nova versão resolve uma única mas crítica vulnerabilidade que aparecia porque o parser das bibliotecas dos serviços de segurança de rede (Network Security Sservices) usado pelo Firefox e outros navegadores pode ser enganado e assinaturas de certificados RSA falsos. “Preparamos esta versão principalmente para corrigir uma falha grave na biblioteca dos Network Security Services usada pelo Firefox e outros produtos, que permite aos atacantes criar  certificados RSA forjados”, diz o site oficial do Tails. “Antes desta versão, os usuários em uma rede comprometida poderiam ser direcionados a sites com  certificados falsos mas parecendo legítimos. Isto poderia levá-los a revelar informações pessoais, tais como nomes de usuário e senhas. Também poderiam fazer download de malwares acreditando estarem num site confiável.”
Desse modo, cybercriminosos podem criar ataques man-in-the-middle (MITM), aparecendo como se fossem um banco ou um webmail legítimo e enganar os usuários online para fornecerem credenciais de login.

O download pode ser feito em

https://tails.boum.org/download/index.en.html

 

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest