O Ministro das Comunicações da Rússia, Nicolai Nikiforov, declarou na quinta-feira, 2, que o país está discutindo com parceiros internacionais formas de proteger a internet nacional. Segundo ele, seus colegas de todos os países não membros da OTAN estão preocupados com problemas similares
Nikiforov observou que o assunto está sendo discutido pelo grupo, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e pela Organização de Cooperação de Xangai. Ele disse que espera que os segmentos da Internet não sejam bloqueados por parceiros políticos. Segundo o ministro russo, “a Internet foi concebida como um ambiente transfronteiriço e sempre foi posicionada como algo não-estatal e não-governamental”.
A Rússia, segundo o ministro, não está discutindo o bloqueio de operações da Internet. De acordo com ele, o governo só incide sobre a proteção da web nacional em caso de restrições impostas pelos parceiros ocidentais.