[ 232,791 page views, 111,038 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.937 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar
cyberspace-2784907_1280-e1615816224251.jpg

Roteadores Asus desligados no mundo todo por risco à segurança

Um erro de atualização de segurança do lado do servidor fez com que uma ampla gama de modelos de roteadores da Asus perdesse a conectividade de rede. A fabricante taiwanesa de hardware pediu desculpas a seus clientes e explicou em um comunicado publicado nesta segunda-feira, 22, e por meio de um boletim de segurança, que o problema foi introduzido por um erro na configuração de um arquivo de configuração do servidor.

“Durante a manutenção de segurança de rotina, nossa equipe técnica descobriu um erro na configuração de nosso arquivo de configurações do servidor, o que poderia causar uma interrupção na conectividade de rede em parte dos roteadores”, explica a Asus em um boletim de suporte.

O problema já vinha sendo amplamente comentado nas mídias sociais e fóruns de discussão desde 16 de maio de 2023, em que as relatavam problemas de conectividade, simultaneamente, em vários roteadores Asus, enquanto outras reclamavam da falta de comunicação da fornecedora.

Comunicado da Asus sobre problemas de conectividade no roteador

Embora o comunicado da empresa não indique explicitamente que tipo de erro ocorreu e como exatamente isso afetou os roteadores remotos, um usuário disse ao Reddit que os problemas de conectividade foram causados por um arquivo de definição corrompido para ASD (Asus AiProtection). “A atualização do firmware corrigiu isso de maneira praticamente universal e redefine o roteador para os padrões de fábrica, desde que limpe a NVRAM [Non-Volatile Random Access Memory, ou memória não volátil de acesso aleatório]”, explicou o usuário. 

O ASD é um daemon de segurança integrado fornecido pela Trend Micro e é usado em uma ampla gama de modelos de roteadores para proteção em tempo real contra ameaças emergentes. No entanto, esse componente é atualizado independentemente de o usuário ter ou não atualizações automáticas de segurança (firmware) habilitadas em seu dispositivo.

O arquivo de definição corrompido para ASD foi enviado automaticamente para todos os roteadores afetados, fazendo com que eles ficassem sem espaço e memória no sistema de arquivos e, eventualmente, travassem.

A Asus diz que sua equipe técnica resolveu o problema do servidor, portanto, todos os roteadores afetados devem retornar à operação normal agora. Em alguns casos, porém, os usuários terão que reiniciar manualmente seus dispositivos para eliminar problemas de conectividade. Se isso ainda não for suficiente, a ASUS sugere realizar uma redefinição de fábrica e reenviar o arquivo de configurações seguindo estas instruções passo a passo.Para usuários afetados que não conseguem realizar uma redefinição, o fornecedor os aconselha a pressionar e segurar o botão Reset no dispositivo por cinco a dez segundos até que o indicador LED de energia comece a piscar, o que indica que uma redefinição foi concluída.