Robbiot firma parceria para reduzir riscos no uso de IoT

Paulo Brito
01/12/2016
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Robbiot, startup que atua com a Internet das Coisas (IoT) Industrial, criou um ecossistema de empresas multinacionais como a Microsoft, Intel, Giesecke & Devrient (G&D), Artimar e Durannio, para garantir a proteção da vida do trabalhador em ambientes perigosos através de wearables, Big Data e ferramentas analíticas para a prevenção de acidentes.

O desenvolvimento de sistemas de segurança no trabalho com as tecnologias da Internet das Coisas é uma necessidade, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. No ano de 2015, por exemplo, ocorreram mais de 850 paralisações de plantas industriais em decorrência de ameaças à integridade de trabalhadores, causando grandes prejuízos. A indústria possui diversos desafios ao criar valor com seus produtos e ao mesmo tempo proteger seus colaboradores, a comunidade e seus ativos. Para superar este desafio com a Internet das Coisas Industrial é necessária a utilização de sistemas e equipamentos resilientes e profissionais de alto nível.

À medida que a indústria se desenvolve na quarta onda de revolução industrial (Industry 4.0) surgem oportunidades de levar suas operações a um nível inédito de eficiência e segurança. A Robbiot implementou sua solução turnkey em um dos ambientes mais críticos para o desenvolvimento de IoT: a Mineração. Utilizou para isto a plataforma Azure, dando suporte ao desenvolvimento de Big Data e análises em nuvem para fornecer insights importantes sobre riscos presentes nas operações com grandes com features avançados como inteligência artificial, visualização de dados e integração com aplicações corporativas.

A comunicação se dá por tecnologia LoRa, provida pela Artimar, utilizando-se de hardware IoT Industrial desenhados pela Durannio com produtos Intel de última geração.
Com o desafio de proteger o wearable de ataques de hackers a Giesecke & Devrient, realizou o provisionamento dos dispositivos através de sua plataforma de gestão de chaves de criptografia.

A Robbiot é uma startup em IoT industrial de missão crítica, com soluções para segurança no trabalho em várias verticais como mineração, O&G, construção civil e indústrias químicas. Atuando no Brasil e Canadá, a Robbiot vem aperfeiçoando a segurança dos colaboradores em operações de risco. Mais informações sobre a parceria entre a Microsoft e a Robbiot serão compartilhadas em um estudo de caso de segurança de trabalhadores utilizando-se de Internet das Coisas.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest