Riscos no compartilhamento de arquivos reforça colaboração segura

Paulo Brito
11/08/2015

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ponemon e Intralinks, a maioria das organizações não conseguem responder ao risco crescente de práticas de compartilhamento descontroladas por parte de seus funcionários, que rotineiramente quebram as políticas do departamento de TI e colocam os dados da empresa em risco. Entre os mais de 1.000 profissionais de Segurança de TI entrevistados, quase a metade (49%) reconhece que sua companhia não tem visibilidade e controle sobre o uso de aplicações sync and share por parte dos funcionários. Somente 54% afirmam que o departamento de TI está envolvido na adoção de novas tecnologias e serviços baseados na nuvem.

Essa insegurança tem feito com que grandes empresas passem a dar mais atenção ao assunto. A Intralinks, líder de soluções para colaboração corporativa segura, vê aumentar a demanda pelo Intralinks VIA – solução SaaS segura e escalável para compartilhamento e colaboração de conteúdo dentro e fora do firewall das empresas. A lista de novos clientes conta com Midwest BankCentre, KPMG Dublin, Virgin Money e Arden Asset Management no setor de serviços financeiros; Cairn Energy, Essar Oil, Topaz Energy, Juwi Energy e Sadara Chemical Company no setor de energia; bem como Rotech Healthcare, Nippon Steel e o time de futebol americano New York Giants.

“A demanda por soluções de colaboração seguras está subindo, especialmente em indústrias regulamentadas como serviços financeiros, saúde e o setor de energia,” diz Daren Glenister, CTO de campo da Intralinks. Ações recentes de reguladores também aumentam as preocupações. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos multou um hospital em Boston por violações ao HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde dos EUA) em US$218.000 pelo uso indevido de aplicações de compartilhamento.

“Nosso banco está no processo de expansão por meio de aquisições e precisamos de uma forma rápida e flexível para dimensionar nossa segurança da informação e capacidades de colaboração,” diz Larry Albrecht, Vice Presidente Senior de Operações e CISO do Midwest BankCentre. “As soluções da Intralinks já estão em uso por vários de nossos parceiros de negócios. Quando um de nossos reguladores recomenda um produto, você sabe que ele é seguro.”

O VIA traz liberdade para os funcionários trabalharem onde quiserem, quando quiserem e em qualquer dispositivo que escolherem. Com a segurança embutida no documento, o Intralinks VIA integra-se sem emendas com as aplicações e sistemas existentes, fornecendo uma extensão familiar das ferramentas já utilizadas e uma via natural para coordenar o trabalho através de pessoas, organizações e dispositivos. A facilidade de uso da solução maximiza a produtividade e adoção.

Compartilhar:

Últimas Notícias