Renner recupera sistemas e volta ao ar em tempo recorde

Retorno pode ser considerado em tempo recorde, dado o tamanho da rede e o número de dispositivos envolvidos
Paulo Brito
21/08/2021
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Este texto está em atualização

Por volta do meio dia de hoje voltaram a ter acesso pela internet os sistemas das Lojas Renner e das outras empresas do grupo, que na manhã de quinta-feira dia 19 de agosto haviam sido atingidos por um ataque do ransomware RansomExx. A Renner voltou ao ar no tempo recorde de 48h: as estatísticas de diversos provedores de serviços indicam que o tempo médio de retorno no mundo está em 23 dias segundo o portal ZDNet. Embora também tenha trabalhado rápido, o Laboratório Fleury, atacado dia 22 de junho deste ano, só conseguiu iniciar a publicação de seus sistemas três dias depois do ataque.

Ainda que haja alguma instabilidade e eventual falta de algum link na operação dos serviços da Renner, os principais estão no ar, desde o login de clientes até o comércio eletrônico tanto das lojas quanto do Camicado. Até o momento em que esta matéria foi encerrada, ainda não havia voltado ao ar o site do Cartão Renner, operado pela Realize Soluções Financeiras. Esses serviços voltaram ao ar depois, estando operacionais na manhã de 22/08/2021.

Os portais Exame e Cointimes publicaram notícias mencionando a possibilide de que a Renner tivesse pago aos operadores do ransomware RansomExx a quantia de R$ 20 milhões em moedas criptográficas. Os dois portais acrescentaram que a Renner negou essa informação por meio da sua assessoria de imprensa.

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O retorno dos sistemas foi comemorado nas redes sociais por muitos profissionais de TI, que se solidarizaram com os colegas da Renner, e também por funcionários e clientes. Alguns profissionais de TI, em geral pouco conhecedores de cibersegurança, fizeram nas redes sociais comentários insinuando que a falta de cuidado de seus colegas da Renner teria colaborado para a ocorrência do incidente.

O especialista em Proteção de dados e Privacidade Alex Amorim, presidente do IBRASPD (Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados) comunicou nesta tarde que a instituição colocou seus associados à disposição dos colegas em dificuldades para ajudar no que for possível. Ele também comemorou o reinício dos serviços da Renner: “O simples fato de os sistemas estarem no ar, de o site estar funcionando e os funcionários das áreas de negócios conseguirem ligar suas máquinas no início do dia significa que existe um time 24X7 cuidando para que tudo funcione da forma correta. Todos os times de TI das empresa são heróis todos os dias. E quando acontecem incidentes como esse, viram a noite trabalhando, mas é apenas uma fração das ações que são realizadas ao decorrer do ano. Não poderia esquecer de agradecer os familiares, que sabem compreender quando toca o celular no meio da madrugada, no fim de semana e em momentos de festas com a família e amigos, quando o profissional de TI precisa de distanciar e pegar o notebook para ajudar a resolver um problema”.

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Ainda ontem, o Procon de SP notificou a empresa solicitando informações sobre um eventual vazamento de dados Veja imagem abaixo, acrescentando que a empresa deve informar ainda quais foram os bancos de dados atingidos e outros detalhes, incluindo as possibilidades de vazamento de dados pessoais de clientes.

Na tarde de ontem, a companhia publicou seu segundo comunicado de fato relevante sobre o assunto (veja ao lado), informando aos acionistas sobre o andamento da recuperação dos sistemas e notificando-os especialmente de que as lojas seguiam em operação e que o e-commerce seria restaurado em breve.

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