O governo do Reino Unido teria emitido um mandado secreto ordenando que a Apple criasse um backdoor para acessar backups criptografados no iCloud, segundo o jornal The Washington Post. A ordem impediria a Apple de alertar os usuários de que seus dados não estão mais protegidos pelo programa Advanced Data Protection for iCloud.
Leia também
Interesse em roubar criptomoedas aumenta 135%
Resgates de ransomware caíram 35% em 2024
Atualmente, os backups no iCloud não são criptografados por padrão, mas os usuários podem ativar a proteção avançada para garantir segurança adicional. No entanto, se a Apple cumprir a exigência britânica, ela teria de implementar uma forma de acessar material criptografado globalmente, o que poderia comprometer a segurança dos dados de todos os usuários.
Fontes indicam que a Apple pode optar por desativar a criptografia avançada de backups no Reino Unido para evitar a implementação do backdoor. A empresa pode recorrer da ordem, mas a legislação britânica exige que ela cumpra o mandado enquanto o recurso estiver em andamento.
O Ministério do Interior do Reino Unido não confirmou nem negou a existência da ordem. Já a BBC, citando fontes similares às do The Washington Post, reforçou a credibilidade do relatório.