[ Tráfego 4/Out a 2/Nov: 341.857 page views - 134.359 usuários ] - [ Newsletter 5.481 assinantes Open rate 28%]

“Refugiados” da VMware decidem adotar OpenStack

Da Redação
09/10/2024

O OpenStack, plataforma de infraestrutura em nuvem de código aberto, continua a crescer, com mais de 45 milhões de núcleos em produção e uma ampla adoção por empresas de todos os portes. A mais nova versão, chamada Dalmatian, marca a 30ª iteração da plataforma e conta com a contribuição de 487 colaboradores de grandes empresas como BBC, Blizzard Entertainment, Nvidia, Red Hat, Walmart, entre outros. Ao todo, foram feitas 7.640 modificações nos últimos seis meses, refletindo a crescente popularidade da plataforma, especialmente como alternativa ao VMware e para suportar cargas de trabalho avançadas, como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina.

Leia também
Casio confirma intrusão de hackers em sua rede
Ataque derruba Bilhete Único em empresa de SP

Segundo a Fundação OpenInfra, o OpenStack tem se destacado pela sua integração com o Linux e o Kubernetes, permitindo que usuários implementem máquinas virtuais e workloads bare metal em uma única infraestrutura. A nova versão Dalmatian amplia ainda mais o suporte para cargas de trabalho de IA e computação de alto desempenho (HPC), com melhorias no Blazar, que agora oferece suporte para a reserva de instâncias de computação, como as que utilizam GPUs.

A versão Dalmatian também traz importantes avanços na área de segurança. O serviço Nova agora detecta automaticamente o suporte ao Trusted Platform Module virtual (vTPM), enquanto o Neutron, responsável pela rede, aprimora o gerenciamento de APIs com foco em controle de acesso. Além disso, o serviço Ironic, que gerencia infraestrutura bare metal, implementou novas medidas de segurança, como a exigência de hash de senhas e a redução de dados sensíveis armazenados durante a limpeza dos nós.

O lançamento acontece em um momento de forte crescimento do mercado OpenStack, com projeções que indicam que o setor alcançará um valor de US$ 91,44 bilhões até 2029, de acordo com a Mordor Intelligence. A plataforma está crescendo a uma taxa anual média de 32%, refletindo a demanda crescente por soluções de nuvem e infraestrutura escaláveis e flexíveis.

Com o futuro promissor, o OpenStack continua evoluindo para atender às demandas de empresas que buscam soluções inovadoras e eficientes para suas infraestruturas de TI, especialmente em áreas como IA e computação de alto desempenho. A integração com outras tecnologias de código aberto fortalece sua posição como uma alternativa robusta e flexível para o mercado corporativo.

Compartilhar: