Rede Tor sob ataque

Paulo Brito
28/12/2014
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Rede Tor sob ataqueA rede Tor está sendo atacada, numa tentativa de tomada e domínio das suas “autoridades de diretório”. A ameaça estava anunciada e prevista no blog da organização desde o dia 19 e confirmou-se neste fim de semana, com o registro de um ataque padrão Sybil, ou seja, que corrói a reputação de um sistema por meio da criação de identidades falsas na rede. Os atacantes registraram muitos
novos relays, na esperança de se tornarem uma grande fração da rede. Apesar disso, eles chegaram a representar no máximo 1% da rede e pouco-a-pouco estão sendo removidos pela equipe do Tor, para que não se tornem uma ameaça. Até agora, dizem membros da equipe, não houve qualquer prejuízo para o anonimato dos usuários ou desempenho da rede.

Com a captura das autoridades de diretório, os atacantes teriam acesso à lista de relays, mas a organização tomou todas as medidas para garantir a segurança dos usuários. Diz o blog:nosso sistema já foi construído para ser redundante e para que os usuários mantenham o anonimato mesmo quando a rede é atacada. O Tor permanece seguro”.

O texto do post pareceu sugerir que o ataque ameaçado não seria de hackers, mas partiria de algum órgão oficial, talvez até mesmo com o auxílio de “amigos” do Tor no governo dos EUA. .

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest