attack-3073180_1280.jpg

Rede de eletrônicos europeia atacada; resgate, US$ 50 mi

Da Redação
09/11/2021

A rede de lojas de eletroeletrônicos MediaMarkt, a maior da Europa, está lutando contra um grande ataque de ransomware: os cibercriminosos por trás do ataque exigem um resgate de US$ 50 milhões a serem pagos em moeda digital, em troca das chaves de acesso aos sistemas agora criptografados. O pagamento está sendo negociado segundo a mídia holandesa.

As filiais europeias do MediaMarkt foram afetadas pelo ransomware desde a manhã de ontem, dia 8 de novembro. Isso inclui as operações da empresa na Holanda, Bélgica e Alemanha. As lojas continuam abertas, mas a coleta e a devolução não são possíveis por enquanto.

Veja isso
Olympus sofre incidente na Europa, África e Oriente Médio
Trojan brasileiro ataca correntistas na AL e países da Europa

No momento não está claro se os backups dos sistemas MediaMarkt também foram feitos reféns. O Hive normalmente sempre tenta sequestrar todos os backups. Isso também é frequentemente informado às vítimas por meio da função de bate-papo na plataforma de comunicação com as vítimas: os backups são criptografados ou funcionam muito lentamente, de modo que às vezes leva semanas ou meses para recuperação total.

Com agências de notícias internacionais

Compartilhar: