[ 219,095 page views, 100,091 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.981 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Sabesp confirma ter sofrido ataque cibernético

A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, confirmou em e-Mail ao CISO Advisor que foi vítima de um ataque cibernético, o qual provocou instabilidade em sua rede. Segundo a nota, “a Companhia adotou imediatamente todas as medidas de segurança e controle e pôs em prática o plano para restabelecimento dos sistemas afetados. De acordo com a investigação forense em andamento, até o presente momento, não foi identificado comprometimento de dados pessoais. As operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto não foram afetadas pelo ataque cibernético. A Sabesp está empreendendo os esforços necessários para regularizar a integridade de todo o sistema de rede digital“.

Até o momento, nenhum grupo cibercriminoso publicou qualquer informação relacionada ao ataque nem a Sabesp tocou no assunto em seus comunicados. O grau de interferência nas operações é compatível com incidentes envolvendo ransomware.

Leia também
Setor público perde o passo na adoção de GenAI
Hacker da Golden Cross usou backdoor e publicou ameaça

Segundo a empresa, a central telefônica 0800 055 0195 e a Agência Virtual da Sabesp (agenciavirtual.sabesp.com.br/) estão disponíveis para o atendimento de clientes. O atendimento presencial nas mais de 400 Agências em todo o estado de São Paulo segue em operação sob agendamento na Agência Virtual informou a companhia. No entanto, o canal de WhatsApp e o chatbot da Sabesp estão temporariamente fora do ar. A empresa informou que “o tempo de espera para o atendimento pode estar acima da média em determinados horários em razão da instabilidade no sistema. Pedimos compreensão e lamentamos eventuais transtornos aos clientes. A Sabesp está empreendendo os esforços para normalização integral dos seus canais de atendimento“.

Durante a manhã, informações de usuários de redes sociais como o X/Twitter e o Reclame Aqui davam conta de que havia problemas com o atendimento da Sabesp por meio de sua rede de dados. Segundo notícia publicada no site do Sintaesp, o sindicato dos trabalhadores do setor de saneamento de São Paulo, havia problemas na rede desde a quinta-feira dia 17: o Sintaema recebeu denúncia de que a Sabesp estava operando sem sistema desde quinta (17), e que a empresa enfrenta um apagão internético, diz sua nota: “A situação está um caos. Desde quinta, só o sistema de Controle de Reservatório (COO) que funciona, os demais sistema os trabalhadores só conseguem acessar via internet do celular ou redes externas”, explicou a direção do Sintaema na nota.

“As informações que recebemos é que há cinco dias os setores Comercial, Poupatempo, Leitura, Atendimento ao Cliente estão parados graças ao apagão, que atinge todas as unidades da Sabesp pelo estado”, acrescentou a direção do sindicato.

Ao mesmo tempo, a Sabesp informou em nota pop-up no seu site “que identificou uma instabilidade em sua rede digital proveniente de fatores externos”: “A Sabesp informa que identificou uma instabilidade em sua rede digital proveniente de fatores externos e adotou imediatamente os protocolos necessários para normalizar as operações dos seus canais de atendimento. Para acesso aos serviços emergenciais disque 0800 055 0195”

A Sabesp é uma empresa com valor de mercado de R$ 40 bilhões e teve um faturamento de R$ 25,6 bilhões em 2023. Em 2022 a empresa tinha 11 mil funcionários.