A Telecom Namibia confirmou que hackers do grupo de ransomware Hunters International roubaram e publicaram dados de clientes na dark web após a empresa recusar pagar um resgate. A exfiltração de cerca de 626,3 GB de dados comprometeu até 619.000 clientes, incluindo ministérios, governos locais e empresas como Qatar Airways Namibia e Ethiopian Airlines.
Leia também
Plugin de engenharia reversa da Kaspersky em open source
Bootkit UEFI ameaça o Linux kernel
Embora a Telecom Namibia tenha afirmado que a violação ocorreu há três semanas, a Autoridade Reguladora das Comunicações da Namíbia (CRAN) indicou que o incidente foi detectado em 11 de dezembro. Em resposta, a empresa orientou seus clientes a alterar senhas de dispositivos e contas, alertando para possíveis fraudes.
Autoridades policiais e especialistas estão colaborando com a empresa para mitigar os danos. Emilia Nghikembua, CEO do CRAN, destacou a necessidade de investimentos em ciber-segurança e a urgência de uma legislação dedicada à proteção de dados e combate a crimes cibernéticos na Namíbia.