airplane-422275_1280.jpg

Ransomware pode ter derrubado sistema de reservas de 20 linhas aéreas

Fornecedor do sistema disse que o ataque criou problemas que estão demorando dias para serem resolvidos
Da Redação
26/04/2021

A empresa Raddix, que administra um sistema de reservas utilizado por umas 20 empresas aéreas de pequeno porte no mundo inteiro, informou que um ataque de malware desencadeou uma paralisação de vários dias, fazendo com que os sistemas de reservas prejudicassem todos os seus clientes.

disse ter notado uma “atividade incomum” em torno de seu programa de reservas na terça-feira. Ele não descreve o malware nem diz como ele entrou no programa. Kristin Hays, a porta-voz da Sabre, controladora da Radixx, disse na última sexta-feira que a empresa estava começando a restaurar os serviços para clientes de companhias aéreas e acrescentou que a empresa relatou o incidente ao FBI. Em geral as denúncias ao FBI são feitas quando está reconhecido um crime, como acontece nos casos de ataque por ransomware.

Veja isso
Indústria da aviação carece de medidas coesas de cibersegurança, diz estudo
Mercado de guera eletrônica alcança US$ 26,2 bilhões em 2026

A Radixx informou que seu sistema opera separadamente daqueles usados ​​por algumas grandes companhias aéreas que são clientes do Sabre e que as informações dos clientes não foram comprometidas. Foram prejudicadas empresas como a sul-africana FlySafair, a norte-americana Avelo e a Vietravel Airlines, do Vietnã. As interrupções nos sistemas de tecnologia das companhias aéreas acontecem regularmente, atrapalhando os vôos e impossibilitando os clientes de fazer reservas. Só nos EUA, os auditores do Congresso contabilizaram uma interrupção por mês de 2015 a 2017.

Os especialistas dizem que é em parte porque os sistemas geralmente consistem em camadas de tecnologia antiga e nova que nem sempre combinam bem.

Com agências de notícias internacionais

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)