Ransomware chega oferecendo 75% de comissão

Paulo Brito
09/11/2018

Um alerta da Inteligência de Segurança da IBM indica que os autores do ransomware FilesLocker estão recrutando pessoas pelo mundo todo para agirem como distribuidores do vírus. O esquema é bastante agressivo, já que a oferta para os comparsas é de uma comissão de 75% dos ganhos para aqueles que conseguirem um mínimo de dez infecções por mês com as suas campanhas de phishing. Se não conseguirem, a comissão fica em 60%.

Esse tipo de oferta, no entanto, não é exatamente uma novidade: em agosto, por exemplo, os cibercriminosos lançaram uma ameaça similar de ransomware como serviço, chamado Princess Evolution, propondo aos parceiros em potencial uma participação de 60% na receita dos pagamentos de resgate.

O FilesLocker entrou no noticiário pela vez na última semana de Outubro, com a informação de que está sendo oferecido como serviço na Dark Web. Ele é escrito em C# e está disponível em chinês e inglês. O fórum onde é oferecido diz que entre seus recursos estão criptografia forte, capacidade de limpar as cópias de segurança do Windows e vários recursos de personalização.

Depois de se instalar na máquina da vítima, ele codifica os arquivos e acrescenta a eles uma extensão “.locked”. A seguir, exibe um aviso exigindo 0,18 bitcoin como pagamento, um endereço de e-mail específico para a comunicação e um ID da vítima, gerado automaticamente para fins de rastreamento. A notícia indica no mínimo que as operações estão se tornando ainda mais sofisticadas, já que os criminosos agora têm de administrar a plataforma de distribuição, os servidores, os recebimentos, os pagamentos. Em resumo: o negócio cresceu.

 

 

 

 

Compartilhar:

Últimas Notícias