[ 225,106 page views, 104,394 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.992 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar
hands-1167612_1280.jpg

QR codes ganham estratégia de autoautenticação

Pesquisadores da Universidade de Rochester desenvolveram um novo tipo de QR code que faz sua autoautenticação. Ele se chama SDMQR (Self-Authenticating Dual-Modulation QR). Essa tecnologia incorpora uma assinatura criptográfica diretamente no código QR, permitindo que os dispositivos verifiquem automaticamente sua autenticidade antes que o usuário acesse o conteúdo associado ao código.

Leia também
Google cria selo para identificar VPNs confiáveis
SAP corrige vulnerabilidades críticas no NetWeaver

Com os SDMQRs, organizações podem registrar suas URLs, e os smartphones verificam se o destino é legítimo ao escanearem o código. Caso o endereço seja desconhecido ou suspeito, o sistema alerta o usuário sobre um possível risco. Além dessa segurança aprimorada, os SDMQRs se diferenciam visualmente dos códigos QR tradicionais, utilizando elipses alongadas em vez dos tradicionais quadrados, o que facilita sua identificação e impede a falsificação.

Os pesquisadores Gaurav Sharma e Irving Barron patentearam a tecnologia e receberam financiamento da Fundação Nacional de Ciências dos EUA para explorar aplicações comerciais. Uma das possibilidades de adoção do SDMQR é a substituição de códigos de barras UPC, permitindo que empresas armazenem mais informações diretamente na embalagem dos produtos. Além disso, a equipe está desenvolvendo variações coloridas do SDMQR, capazes de direcionar os usuários para diferentes sites com base nas condições de digitalização. Isso pode ser útil para campanhas de marketing, personalização de embalagens e até para melhorar a experiência do consumidor ao acessar informações detalhadas sobre um produto.

A adoção dos SDMQRs pode transformar a forma como os códigos QR são utilizados, oferecendo maior segurança contra fraudes e novas possibilidades para empresas e consumidores.