Dados

Pure Storage aposta em serviço de nuvem segura

Erivelto Tadeu
20/09/2019
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Novos serviços de armazenamento e backup em nuvem oferecem a mesma segurança dos FlashArrays on-premises, afirma empresa

Seguindo a estratégia de expansão do portfólio de serviços de dados na nuvem para ampliar a participação no mercado global de storage baseado na arquitetura flash, a Pure Storage, anunciou, durante sua conferência anual Accelerate 2019, duas soluções que permitem a portabilidade de aplicações no Amazon Web Services (AWS) e Azure com arquitetura mínima, e uma terceira para armazenamento de backup com transferência de dados para a nuvem, oferecida como serviço.

A empresa, que acaba de completar dez anos de operações, fez uma série de outros lançamentos. Ao abrir o evento, realizado nesta semana em Austin, no Texas, Charlie Giancarlo, chairman e CEO da Pure Storage, disse que a ampla gama de novos produtos faz parte do planejamento da companhia para liderar o mercado e atender a demanda crescente de armazenamento de dados em nuvem.

“A Pure Storage desenvolveu a primeira e mais bem-sucedida matriz de armazenamento totalmente flash. Mas, francamente, mais importante são as outras inovações que lançamos que, na verdade, são ainda melhores”, disse o CEO. “O que estamos prometendo para os próximos anos é a entrega de todos os aplicativos, todos os diferentes protocolos, todas as diferentes classes de armazenamento e todas as nuvens possíveis como um serviço definido por APIs. E isso é o que chamamos de ‘experiência moderna em dados'”, completou, acrescentando que mercado potencial de storage é de US$ 50 bilhões já em 2020.

As principais inovações dos serviços de dados na nuvem estão na simplificação da movimentação de dados e nos serviços híbridos, com a confiabilidade on-premise e custos reduzidos, segundo a empresa. Um deles é o Cloud Block Store para AWS, o serviço que possibilita operações híbridas, on-premise e na nuvem, com gestão unificada, além de permitir que aplicações de missão crítica sejam executadas na nuvem sem problemas. “Nossa equipe da Pure pegou a mesma interface de gestão de tecnologia de data center e desenvolveu uma interface única”, explica Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil.

Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil (Divulgação)

O aspecto inovador, segundo o executivo, é que o gerenciamento é transparente, independentemente de estar na nuvem pública ou na nuvem privada. “Geralmente o armazenamento em nuvem pública e privada é feito de forma separada, e a nossa equipe de desenvolvimento conseguiu eliminar essa divisão”, completa Godoy.

BACKUP EM NUVEM

A outra solução da Pure Storage é o Purity CloudSnap para armazenamento de backup em nuvem. Habilitado originalmente para AWS, o serviço agora está disponível para várias nuvens e pode ser aproveitado no Microsoft Azure. Segundo a empresa, ele oferece recuperação rápida on-premise ou na nuvem, para o Cloud Block Store, e é indicado para clientes que precisam cumprir SLAs exigentes e políticas de compliance de forma fácil e econômica.

Os serviços oferecem a mesma confiabilidade, eficiência e segurança dos FlashArrays on-premises para executar aplicações corporativas e mover cargas de trabalho para nuvem pública, afirma Wilson Grava, vice-presidente para a América Latina da Pure Storage. “Os equipamentos da Pure Storage são protegidos com os mais altos padrões de segurança de dados, com todas as camadas de proteção e criptografia para ajudar as empresas a alcançarem conformidade regulatória da proteção de dados”, destaca.

Wilson Grava, vice-presidente para a América Latina da Pure Storage (Divulgação)

Ele explica que os equipamentos são protegidos por um processo interno que remove o gerenciamento de chaves dos usuários, incluindo o rotacionamento automático de chaves, regeneração periódica de chaves e chaves particionadas ilegíveis que estão espalhadas por módulos flash FlashArray. “Caso o equipamento seja retirado sem determinada chave, os dados se autodestroem. Depois, são necessárias várias etapas para reconstruir os dados”, explica

MODELO AS-A-SERVICE

A Pure Storage anunciou também mudanças no seu portfólio as-a-service, passando a oferecer uma assinatura unificada de soluções na nuvem e on-premise. Isso torna a empresa a primeira e única a oferecer esse tipo de assinatura, e tem como objetivo ajudar os clientes a substituírem sistemas obsoletos de armazenamento por recursos avançados para atender às necessidades dos ambientes operacionais modernos, sem a necessidade de investimento em capital (Capex) ou de adotar o modelo de concessão.

O modelo de assinatura unificada visa permitir que as organizações aproveitem mais o uso de dados e não tenham que lidar com a complexidade e custos do gerenciamento de infraestrutura. O modelo as a service, conforme explica Godoy, é uma opção para as empresas aumentarem a agilidade e eficiência, sem o Capex. Segundo ele, os clientes utilizam esses produtos para impulsionar a consolidação de data center, criar arquiteturas de várias nuvens, executar serviços de alta disponibilidade e de análise, por exemplo.

O portfólio as a service da Pure inclui serviços de armazenamento definidos por API, ferramentas simples de gerenciamento e análises acionáveis. Os serviços são integrados e capazes de operar com qualquer protocolo, camada e várias nuvens em apenas um ambiente. “O modelo permite que o cliente adquira somente o que precisa e, quando necessitar, ir aumentado ou até mesmo reduzindo a capacidade”, finaliza Godoy.

Segundo o arquiteto-chefe da Pure Storage, Rob Lee, o crescimento do portfólio anunciado no evento, revela o investimento em pesquisa e desenvolvimento da empresa para estar no estado da arte do desenvolvimento da tecnologia e se tornar a fornecedora líder de plataforma de dados totalmente flash na era da nuvem.

*O jornalista viajou a Austin a convite da empresa.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest