A fornecedora de segurança corporativa Proofpoint anunciou nesta segunda-feira, 30, planos para adquirir a empresa especializadaem segurança de e-mail Tessian para reforçar sua capacidade de detectar e bloquear comportamentos arriscados do usuário, incluindo e-mail mal direcionado — e-mail direcionado para o destinatário errado — e exfiltração de dados. Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.
A Tessian é uma startup britânica que vende software de segurança de e-mail em nuvem e foi avaliada em US$ 500 milhões após uma rodada de financiamento série C. A empresa levantou aproximadamente US$ 128 milhões desde o seu lançamento em 2013 com planos ambiciosos para o mercado de segurança de e-mail.
Com o acordo, a Proofpoint, que pertence ao fundo de private equity Thoma Bravo, vai incorporar um concorrente iniciante importante no concorrido mercado de segurança de e-mail e, ao mesmo tempo, integrar a tecnologia de inteligência artificial (IA) para lidar com algumas das formas mais frequentes de perda de dados, incluindo e-mail mal direcionado e exfiltração de dados
Em um comunicado anunciando a transação, a Proofpoint apontou que e-mails mal direcionados e arquivos anexados incorretamente são as principais causas de violações de conformidade e perda acidental de dados para as organizações, observando que os defensores demoram a detectar e remediar um incidente de perda e exfiltração de dados causado por negligência dos funcionários.
O vice-presidente da Proofpoint, Darren Lee, disse que o plano é incorporar a plataforma de detecção comportamental e dinâmica da Tessian em seus próprios produtos para fornecer ferramentas de segurança que se integrem nativamente ao Microsoft 365 e ao Google Workspace.
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O acordo é visto como mais um sinal de consolidação em uma categoria de segurança de e-mail ultracompetitiva. No início deste ano, a Cisco adquiriu a Armorblox e investidores de capital de risco fizeram inversões bilionárias em startups como Material Security e Abnormal Security.
Outras empresas de segurança de e-mail que também obtiveram financiamentos vultuosos foram a Agari (US$ 85 milhões arrecadados), Valimail (US$ 84 milhões arrecadados), Area 1 (US$ 82 milhões arrecadados), Avanan (US$ 41 milhões), Inky (US$ 32 milhões) e Great Horn (US$ 22 milhões).