A empresa de inteligência cibernética PRODAFT publicou detalhes sobre a iniciativa SYS, que visa adquirir contas de fóruns da darknet como parte de suas operações de inteligência humana (HUMINT). O objetivo é obter acesso a plataformas fechadas usadas por cibercriminosos, ampliando a capacidade de monitoramento dessas redes.
Leia também
Site de ransomware na dark web sofre defacement
Email é o meio preferido no recebimento de alertas
A proposta prevê a transferência de contas por meio de canais seguros como chat ToX ou e-mail, com foco em perfis criados antes de dezembro de 2022. A PRODAFT afirma que não aceitará contas associadas a investigações policiais e garante anonimato aos vendedores, sem exigir informações sobre atividades anteriores.
As contas de interesse incluem acessos a fóruns como XSS, Exploit.in, RAMP4U, Verified e BreachForums. O processo de compra inclui uma checagem para verificar possível envolvimento com crimes, e as informações obtidas são registradas em relatórios destinados a agências de segurança pública, mas sem identificar os vendedores.
Além da compra de contas, o projeto também permite a transmissão anônima de informações relacionadas a crimes cibernéticos. A empresa afirma que não se interessa pelas motivações que levaram os usuários a acessar fóruns ilegais, nem pelas naturezas dos conteúdos buscados.
O site da iniciativa exibe avaliações supostamente feitas por cibercriminosos. Uma delas, atribuída a um operador do grupo de ransomware BlackBasta, caracteriza a PRODAFT como uma entidade com amplo acesso a dados e monitoramento constante de atividades no ciberespaço.