Prefeitura do RJ retoma controle da rede mas segue offline

Apesar do controle reassumido, os serviços continuam fora do ar, assim como o site do órgão.
Da Redação
17/08/2022

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a Empresa Municipal de Informática (IplanRio) conseguiu reassumir, na madrugada de hoje, dia 17 de Agosto, o controle da administração e dos sistemas de rede do data center municipal. A plataforma, segundo informou o órgão, sofreu um ataque cibernético na madrugada de segunda-feira. “A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte à sua normalidade o mais rápido possível”, detalhou a organização em nota divulgada na manhã de hoje (17). Para tratar do problema, o prefeito Eduardo Paes criou um “gabinete de crise” cuja primeira reunião foi marcada para as 20h de hoje. Apesar do controle reassumido, os serviços continuam fora do ar, assim como o site do órgão.

Segundo informações da Prefeitura, a equipe técnica da Iplan está trabalhando dia e noite para recolocar em operação os mais de 900 sistemas que atendem os cariocas. Ontem à noite, o prefeito Eduardo Paes gravou um vídeo publicado no Twitter para dar explicações sobre o caso e deu entrevistas. Paes afirmou que o objetivo do ataque foi roubar dados sigilosos, sem explicar quais seriam.

A informação da nota de hoje da Prefeitura na verdade confirma que houve invasão e perda temporária do controle da rede – e não apenas uma “tentativa”, conforme título da primeira nota divulgada pelo órgão. Tecnicamente, a expressão “reassumir o controle da administração e dos sistemas de rede” significa que as equipes conseguiram detectar os vetores, as táticas, técnicas, procedimentos e puderam assim neutralizar as ações dos atacantes.

Veja isso
Tentativa de invasão derruba sites da Prefeitura do Rio de Janeiro
245 prefeituras catarinenses atacadas num só servidor

O comunicado informou ainda que foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) um boletim de ocorrência sobre o incidente. Apesar da evolução anunciada, a Prefeitura disse ter optado por manter os serviços offline até que o ambiente esteja totalmente seguro, não havendo ainda previsão para que o portal e as páginas de serviços aos cidadãos (Carioca Digital) entrem de novo em funcionamento. Existe a expectativa de que o Diário Oficial do município volte a ser publicado a partir de amanhã (18 de Agosto).

Segundo a prefeitura, o Centro de Operações (que controla o trânsito e faz as previsões de tempo para a cidade), o serviço 1746 (que atende reclamações, pedidos, sugestões e denúncias dos cidadãos) e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente. O jornal carioca Extra informou que os secretários de cada pasta têm feito reuniões com suas equipes em busca de soluções manuais. Segundo o veículo a avaliação interna é de que “a situação é delicada, e os estragos nos servidores são considerados importantes”. Há especulações, segundo o Extra, de que a Prefeitura do Rio não consiga gerar a próxima folha de pagamento dos servidores.

Com informações da Agência Brasil, G1 e Extra

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)