A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro ainda não conseguiu restaurar todos os seus serviços digitais para a população, mas vem progressivamente entregando aqueles que estão em ordem: o órgão sofreu um ataque cibernético no dia 15 de Agosto que deixou o município temporariamente sem a possibilidade de receber impostos, assim como os empresários ficaram sem a possibilidade de emitir notas fiscais. Hoje a Prefeitura retomou o atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais Federais (CadÚnico) nos 47 centros de Referência de Assistência Social (Cras). No dia 30 de Agosto, voltaram a operar online os principais serviços relacionados ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). E no dia 31 voltaram também os serviços do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
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De acordo com a prefeitura, a volta do atendimento do Cadastro Único foi possível após a Secretaria de Assistência Social (SMAS) adotar um plano de contingência para atender aos cidadãos. “Como todos os equipamentos usados para as inscrições no CadÚnico ficaram inutilizados, em caráter de emergência a Secretaria de Assistência Social alugou 200 computadores para reiniciar o atendimento aos que procuram programas federais de transferência de renda. Por causa das limitações impostas pelo número de máquinas, neste reinício, cada Cras terá a capacidade de atender 60 pessoas diariamente”, informou a Prefeitura.
O atendimento, segundo o órgão, corresponde a 2.820 cadastramentos nos 47 centros de Assistência Social diariamente, que resultarão em 14.100 inscrições no CadÚnico em toda a rede da SMAS, nos cinco dias da semana, ou a 62.040 cadastros durante um mês.
O site da prefeitura segue funcionando como plataforma de informações para os cariocas e só deixará de fazer esse serviço quando todo o portal estiver normalizado informou a Prefeitura.
Com informações da Agência Brasil