Prefeitura da Flórida paga resgate de US$ 600 mil em ransomware

A prefeitura de Riviera Beach, na Flórida (35.000 habitantes ao norte de West Palm Beach), concordou em pagar cerca de US$ 600 mil em bitcoins aos hackers que assumiram o controle de seus computadores em um ataque de ransomware. O pagamento foi aprovado pelo city council (câmara municipal) por unanimidade na sessão da última quinta-feira. Como os sistemas têm seguro cibernético, o valor será pago pela seguradora, com autorização do órgão. O valor do resgate é de 65 bitcoins, avaliados esta semana em cerca de US $ 592.000.
O ataque de ransomware aconteceu há duas semanas e paralisou todo o sistema de computadores da cidade. O city council ficou sem serviço de e-mail e telefone, os contracheques de depósito tiveram que ser entregues em mãos aos funcionários e o departamento de polícia teve de voltar a registrar as multas de trânsito em formulários de papel.

A mesma coisa aconteceu com a polícia e os bombeiros: eles também tiveram de anotar em papel as chamadas e pedidos de socorro para o número de emergência 911. Segundo o jornal Sun Sentinel, da Flórida, polícia e bombeiros recebem diariamente cerca de 280 chamadas. Os sistemas que controlam as finanças da cidade e as estações de bombeamento de água também foram afetados. Os funcionários da prefeitura agora esperam que os hackers forneçam uma chave de descriptografia – mas o pagamento nem sempre significa que isso acontecerá. Justin Williams, gerente interino de tecnologia da informação, informou ontem ao órgão que o site e o e-mail da cidade estavam de volta, assim como os sistemas do departamento financeiro e das estações de bombeamento de água.

Compartilhe
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp