Prefeitos europeus dialogaram com deep fake do prefeito de Kiev

Da Redação
28/06/2022

Agências policiais e de inteligência de vários países europeus estão investigando a suspeita de que os prefeitos europeus de Berlim, Viena, Budapeste, Varsóvia e Madrid se encontraram online com uma deep fake do prefeito de Kiev (Ucrânia), Vitali Klitschko. A suspeita foi lançada inicialmente pelas autoridades da Polônia: segundo a rádio Zet de Varsóvia, no início de junho o prefeito da cidade, Rafał Trzaskowski, teve uma reunião em vídeo com o prefeito de Kiev. A reunião com a prefeita de Berlim foi na última sexta-feira dia 24 de Junho e levantou suspeitas porque o suposto Klitschko pediu o repatriamento de refugiados ucranianos para integrá-los ao combate contra as tropas russas.

A entrevista com o prefeito de Varsóvia também foi considerada “incomum” e despertou suspeitas. Após a sua conclusão, a Câmara Municipal de Varsóvia entrou em contato com autoridades em Kiev e descobriu que que Klitschko não estava tendo nenhuma reunião naquele momento. A Câmara de Varsóvia notificou o Departamento de Combate ao Cibercrime da Polícia de Varsóvia.

Veja isso
Site gera imagens de pessoas que não existem
Cibercrime abre nova geração de fraudes com o uso de deep fakes

Rafał Trzaskowski foi um dos primeiros governantes europeus a ser vítima de fraude. Anteriormente, os prefeitos de Budapeste, Viena, Berlim e Madri se interessaram pela reunião com Klitschko. Todas as conversas foram semelhantes segundo o Fakt: o convite para a conexão de vídeo veio do endereço oficial da prefeitura de Kiev em todos os casos. Foi semelhante no caso de Varsóvia. A entrevista contou com a presença de uma pessoa cujo rosto e voz se assemelhavam ao prefeito de Kiev.

“De fato, todos fomos enganados, incluindo as autoridades de Viena, Budapeste, Berlim e Madrid. A conversa não dizia respeito a questões delicadas, mas decidi notificar os serviços de segurança poloneses e a Embaixada da Ucrânia sobre o incidente. Já conversei com Vitali Klitschko várias vezes antes e discutimos os princípios de cooperação em caso de guerra ao vivo em Kiev”, disse Trzaskowski à Rádio ZET.

Agora, o prefeito de Varsóvia anunciou uma videoconferência para a qual serão convidados o verdadeiro prefeito de Kiev e todos os prefeitos enganados. “Esta história terminará positivamente, juntamente com os prefeitos de Berlim, Viena, Budapeste e Madri, nos juntaremos a Vitali Klitschko também para demonstrar solidariedade com a Ucrânia e mostrar que somos fortes juntos e não cederemos a provocações” disse Trzaskowski.

Compartilhar: