Portal PlayStation é hackeado para rodar jogos PSP emulados

Da Redação
21/02/2024

O novo PlayStation Portal da Sony foi hackeado por engenheiros do Google para rodar jogos emulados localmente. O console portátil de US$ 199,99, lançado em novembro, estava limitado apenas a streaming de jogos de um console PS5 e sem nem mesmo títulos do serviço de jogos em nuvem da Sony.

Agora, dois engenheiros do Google conseguiram rodar o emulador PPSSPP nativamente no PlayStation Portal, permitindo que uma versão Grand Theft Auto PSP rodasse no portal sem a necessidade de streaming de Wi-Fi. “Depois de mais de um mês de trabalho duro, o PPSSPP está rodando nativamente no PlayStation Portal. Sim, nós hackeamos”, disse Andy Nguyen em uma postagem no X (ex-Twitter).

Nguyen também confirma que a exploração é “toda baseada em software”, portanto não requer nenhuma modificação de hardware, como chips adicionais ou soldagem. Apenas uma foto de Grand Theft Auto: Liberty City Stories rodando no PlayStation Portal foi divulgada até agora, mas Nguyen pode lançar alguns vídeos para demonstrar a exploração no fim de semana.

Veja isso
Sony abre bug bounty para vulnerabilidades no PlayStation 4
Grupo de ransomware afirma ter roubado 6 mil arquivos da Sony

Nguyen é pesquisador de vulnerabilidades em nuvem no Google e trabalhou com seu colega engenheiro de segurança do Google, Calle Svensson, no projeto do PlayStation Portal. O pesquisador, mais conhecido como TheFlow, descobriu vários exploits de PS4 e PS5 no passado. Ele deve detalhar uma nova exploração do PS4 em maio.

Embora a exploração do PlayStation Portal seja a mais recente de uma longa linha de explorações do PlayStation, não está claro se ou quando um jailbreak estará disponível para todos. “Não há lançamento planejado para um futuro próximo e há muito mais trabalho a ser feito”, explica Nguyen em uma postagem de acompanhamento no X. Se um mod for eventualmente lançado, ele poderá melhorar muito o Portal PlayStation, adicionando a capacidade de execute software localmente, incluindo emuladores de jogos e talvez até jogos Android.

Compartilhar: