A polícia japonesa colocou cartões de pagamento falsos em lojas de conveniência para proteger idosos alvos de golpes de suporte técnico ou fraudes de desvio de dinheiro para pagamento de contas atrasadas. Os cartões são rotulados como “cartão de pagamento para remoção de vírus cavalos de Tróia” e “cartão de pagamento de taxas por atraso de contas não pagas” e foram criados pela Polícia de Echizen na província de Fukui como um mecanismo de alerta.
O objetivo com a criação dos cartões falsos é alertar e tornar mais fácil explicar para as vítimas idosas que compram cartões de pagamento por instruções de fraudadores pensando que seu computador foi infectado por um vírus quando tentam sacar o dinheiro eletronicamente. A província de Fukui sofreu cerca de US$ 7,5 milhões em perdas financeiras no ano passado devido a diversas formas de fraudes online. Em janeiro deste ano, houve 14 reclamações relacionadas a golpes de pagamento, com prejuízo estimado em US$ 700 mil.
Ao colocar cartões falsos de pagamento eletrônico em 34 lojas de conveniência, a polícia de Echizen tem testado um novo método para combater fraudes de suporte técnico. Os funcionários das lojas foram informados sobre a finalidade do cartão falso e, quando algum cliente tenta comprá-lo, eles explicam ao comprador que ele foi alvo de um golpe.
O departamento de polícia recompensa os funcionários que auxiliam no programa e as autoridades também podem identificar as vítimas e investigar mais detalhadamente os golpes.
Veja isso
Japão muda leis para contra-atacar no ciberespaço
Japão investiga roubo de projeto de mísseis hipersônicos
O jornal local Fukuishimbun relata que, desde o final de novembro de 2023, o progama já ajudou ao menos dois idosos que foram enganados, pensando que seus computadores haviam sido infectados com malware e foram induzidos a pagar uma taxa pela limpeza dos sistemas. O CISO Advisor traduziu a notícia com auxílio do Google Translator.
Devido às mensagens específicas enviadas a eles, as vítimas provavelmente os aceitarão, acreditando que se trata de cartões pré-pagos que podem ajudá-las a remover o suposto vírus do computador ou a pagar as taxas de contas atrasadas oferecidos pelos golpistas. Um funcionário de uma loja de conveniência, que ajudou uma dessas pessoas a não ser enganada, disse que os cartões falsos tornam mais fácil explicar às pessoas que os compram que foram enganadas.