Polícia de SC identifica grupo que atacou Tribunal de Contas

Da Redação
25/01/2022

A Polícia Civil de Santa Catarina informou hoj ter identificado e localizado o grupo que fez um dos últimos ataques cibernéticos ao Tribunal de Contas do Estado. Esse crime noticiado pela polícia hoje ocorreu em dezembro de 2020. No entanto, já houve invasão anterior ao site do TCE/SC: em 23 de novembro de 2014, um atacante que usou o nome de “An0nL00c0R3z” desfigurou várias páginas do tribunal.

A ação policial de hoje foi feita pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil catarinense. Batizada com o nome de “Digital Trace”, a operação incluiu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo capital, assim como nas cidades de Maricá e São Gonçalo, ambas no estado do Rio de Janeiro. Não foram feitas prisões nem detenções mas a polícia apreendeu, para perícia, objetos supostamente relacionados ao crime.

Veja isso
245 prefeituras catarinenses atacadas num só servidor
Sistema de hotéis ficou com dados expostos na web

O ataque ocorreu de dezembro de 2020 resultou no vazamento de diversas informações relacionadas as solicitações de carga programada de processos do TCE/SC.

Segundo o delegado de polícia Luiz Felipe Rosado, o processo de investigação desse tipo de crime é complexo, “pois os autores utilizam diversas ferramentas para tentar esconder a sua identidade”. A operação contou com o apoio de delegacias especializadas da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar: