O Departamento de Polícia de Dallas (TX, EUA) informou na semana passada à Procuradoria Criminal da cidade um problema que resultou na deleção de 22 TB de dados, ocorrido na migração dos arquivos que estavam em um dispositivo de armazenamento em rede (NAS) para outro dispositivo de armazenamento. O problema ocorreu no final do ano fiscal de 2020-21.
Durante a migração (de 31 de março a 5 de abril), 22 TB de dados foram excluídos, mas 14 TB ainda foram restaurados, provavelmente de backups segundo a CBS TV. No entanto, “cerca de 8 TB permanecem perdidos e não podem ser recuperados.” Em particular, os arquivos criados antes de 28 de julho de 2020 não podem ser recuperados, mas a quantidade exata dos materiais destruídos “é atualmente desconhecida”, disse o Ministério Público.
Entre as informações perdidas estavam aquelas necessárias ao julgamento de um homem chamado Jonathan Pitts, por suspeita de assassinato. Segundo a CBS TV, ele foi libertado sem fiança porque todos os materiais relacionados ao seu caso foram perdidos. A libertação de Pitts, acusado de atirar em Shun Handy em 2019, foi determinada ao mesmo tempo em que as autoridades tentam descobrir quantos casos podem ter suas provas perdidas. Os promotores disseram ao juiz estadual Ernie White na quinta-feira dia 12 que precisavam de mais tempo para trabalhar com a polícia e auditar os materiais do caso de Pitts para determinar se algo foi perdido.
Um porta-voz da polícia de Dallas disse que nenhuma evidência foi perdida no caso de Pitts. Ainda assim, o detetive principal do caso disse não ter certeza de que nada estava faltando até que uma auditoria fosse concluída. Fotos, vídeos, áudio, anotações do caso e outros arquivos foram incluídos no desaparecimento.
O promotor foi notificado do incidente na véspera do julgamento.
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Como regra, os registros do tribunal em casos criminais incluem documentos, fotografias, vídeos, descrições de evidências físicas, etc. As evidências no caso Pitts ainda podem ser restauradas, de modo que o julgamento não precisa ser concluído imediatamente. De acordo com o promotor público John Creuzot, embora a polícia tenha descoberto a perda de dados imediatamente, demorou quatro meses para informá-la ao escritório do procurador.
Este foi o despacho do promotor sobre o assunto:
Em um esforço para obter total transparência e de acordo com nossa obrigação de acordo com a legislação federal e estadual de divulgar possíveis justificativas, impeachment e atenuantes, o Gabinete do Procurador do Distrito Criminal do Condado de Dallas faz a seguinte divulgação:
Em 6 de agosto de 2021, o Departamento de Polícia de Dallas (DPD) e o Departamento de Serviços de Informação e Tecnologia (ITS) da cidade de Dallas informaram à administração deste Escritório que, em abril de 2021, a cidade descobriu que vários Terabytes de dados do DPD foram excluídos durante uma migração de dados de uma unidade de rede do DPD. Este escritório pediu informações mais precisas. No final da tarde de 9 de agosto de 2021, o DPD respondeu com informações adicionais. Aprendemos que 22 Terabytes de dados DPD foram excluídos ao longo de alguns dias (31 de março de 2021 – 5 de abril de 2021). Aproximadamente 14 Terabytes de dados foram recuperados, mas aproximadamente 8 Terabytes permanecem ausentes e são considerados irrecuperáveis.
A cidade de Dallas tomou conhecimento desse problema em 5 de abril de 2021, quando os usuários do DPD perceberam que alguns arquivos estavam faltando. A administração deste Escritório foi informada sobre o assunto pelo DPD e pelo ITS em 6 de agosto de 2021, após indagar por que faltavam processos pendentes.
Pedimos ao DPD um intervalo de datas dos casos afetados, para restringir o escopo dos casos potencialmente afetados. Como entendemos hoje, essa perda de dados se aplica a casos com datas de ofensa antes de 28 de julho de 2020. Além disso, esse problema não afeta os casos de “arquivo direto” (ou seja, casos sem um detetive, como DWI, Evading Arrest e Unlawful Posse de arma de fogo por um criminoso). A cidade de Dallas está trabalhando em um plano para identificar especificamente os casos afetados.
A partir de hoje, todos os promotores foram instruídos a verificar com o detetive que todas as evidências / arquivos foram compartilhados com nosso escritório via TechShare antes de descartar o caso. Isso exige que o detetive compare os registros do departamento de polícia com aqueles mantidos no TechShare, a fim de confirmar que todas as evidências coletadas no caso são carregadas no TechShare ou para determinar se há algum arquivo ausente que o DPD não compartilhou anteriormente no TechShare. Se houver arquivos faltando em um caso, o promotor fará uma divulgação por escrito com base nas informações comunicadas pelo DPD.
Como o número e a identificação de casos específicos afetados por esta exclusão de unidade de rede são atualmente desconhecidos, este aviso geral é fornecido para comunicar esse problema assim que possível e foi publicado em nosso site. Sinta-se à vontade para distribuir essas informações.
Se você acredita que seu caso foi afetado por esse problema, prepare uma solicitação por escrito e envie-a ao promotor de justiça.