Image by Roman from Pixabay

Plataforma protegerá instalações de hidrogênio

Da Redação
15/11/2024

A IDEMIA Securities Transactions e três empresas de tecnologia de ponta anunciaram a formação de um consórcio chamado HyGARDE, para enfrentar os crescentes riscos cibernéticos que ameaçam o ecossistema de dispositivos conectados. O objetivo do projeto é operar uma plataforma de segurança para proteger equipamentos críticos, começando pela segurança de instalações de hidrogênio —fundamentais para apoiar a transição global para fontes de energia renováveis.

Leia também
Energia: ataques comprometerão vidas, propriedades, ambiente
G7 adotará medidas para proteger setor de energia

Diante da crescente implementação de dispositivos IoT e da complexidade e sofisticação das ameaças cibernéticas, o consórcio HyGARDE, liderado pela IDEMIA Secure Transactions, desenvolveu uma plataforma robusta de fácil implementação para proteger dispositivos e dados sensíveis, estabelecendo uma defesa de última geração para assegurar a integridade e a proteção do ecossistema de tecnologias conectadas. O primeiro alvo do projeto são as instalações de hidrogênio, essenciais para a transição energética.

O consórcio HyGARDE reúne vários players líderes no setor de segurança cibernética: IDEMIA Secure Transactions, coordenadora de projetos e fornecedora líder de soluções de criptografia e segurança para pagamento e conectividade, IoT.BZH, especialista em segurança cibernética e software embarcado de código aberto, e SOLENT, fornecedora líder em desenvolvimento e monitoramento de dispositivos críticos. Em conjunto, as empresas criaram a plataforma para garantir a segurança de equipamentos conectados ao longo de todo o ciclo de vida — do desenvolvimento à manutenção em campo. O consórcio também enfatiza certificação e conformidade de longo prazo para assegurar uma proteção contínua.

Com ferramentas para monitoramento remoto e manutenção da segurança cibernética, o projeto HyGARDE se apoia em soluções SIM ou eSIM integradas para proteger o sistema operacional e os aplicativos. Esse modelo oferece uma solução econômica e de longo prazo que atende aos rigorosos padrões de segurança, como o NIS 2, a Lei de Resiliência Cibernética e as diretrizes NIST para IoT, que entrarão em vigor a partir de 2025.

Como primeiro caso de uso, a solução HyGARDE será utilizada pela SOLUTIONS HYDROGENE, empresa especializada no projeto de sistemas de armazenamento de hidrogênio renovável para proteger seus sistemas de armazenamento, aplicados em residências, indústrias e administração pública. Esse equipamento, controlado remotamente, complementa fontes renováveis como painéis solares e turbinas eólicas, sendo uma peça-chave na transição para energias limpas.

Financiado pelo plano France 2030, o HyGARDE já avança em direção ao primeiro protótipo, previsto para o final de 2024, e tem como meta lançar a plataforma completa em 2025. Até 2026, um sistema de monitoramento com inteligência artificial será testado em equipamentos conectados, consolidando o projeto como um padrão de segurança para sistemas críticos conectados, aplicável a indústrias automotivas, transporte, controle industrial e saúde.

“À medida que o mundo digital continua a crescer, também aumentam os riscos associados a ele. Na IDEMIA Secure Transactions, entendemos a necessidade de soluções de segurança cibernética robustas e econômicas. O projeto HyGARDE destaca nosso compromisso em proteger infraestruturas críticas e promover a sustentabilidade”, disse Marc BERTIN, diretor de tecnologia da IDEMIA Secure Transactions.

Compartilhar: