Os brasileiros estão encontrando mais ataques de phishing e há muito mais gente caindo nesses golpes em 2021 do que no ano passado. A Avast fez um levantamento entre seus clientes, perguntando sobre as suas experiências com golpes de phishing por dois anos consecutivos e descobriu que 55% dos brasileiros encontraram phishing em 2021, em comparação com 39% que alegaram o mesmo em 2020. Quando se trata das vítimas, 35% mais brasileiros disseram ter sido vítimas de um esquema de phishing, em comparação com os resultados do ano passado.
A pesquisa questionou os entrevistados sobre quais tipos de golpes de phishing eles encontraram. A porcentagem de pessoas que afirmaram ter encontrado phishing por e-mail aumentou 3% (gráfico da direita) em 2021 em comparação com o último ano. A Avast observou um aumento no número de entrevistados que encontraram phishing em sites, chamadas telefônicas e SMS. O phishing físico teve um ligeiro aumento.
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A pesquisa também perguntou às pessoas se elas já haviam sido vítimas de um esquema de phishing. O número de vítimas no Brasil aumentou 35%, com mais de um terço dos entrevistados admitindo ter sido vítima. Os tipos de golpes de phishing, dos quais as pessoas mais foram vítimas, correspondem aos tipos que as pessoas mais encontraram.
A pesquisa também perguntou às vítimas de phishing, o que aconteceu como resultado de terem caído em um golpe. Este ano, 42% dos entrevistados tiveram que alterar as senhas de suas contas, 27% tiveram que cancelar o seu cartão de crédito/débito e um em cada cinco tiveram os seus dados pessoais roubados.
“Chegou a temporada de compras para o Natal e todos estarão em busca das melhores ofertas. Com estoque para entrega devido à pandemia, os consumidores estão mais ansiosos e podem cair em ofertas fraudulentas de phishing, que alegam vantagens para itens populares”, comenta Luis Corrons, pesquisador adjunto senior da Avast. “Se compararmos os resultados da pesquisa de 2020 a 2021, houve um crescimento de 41% no número de brasileiros que encontraram golpes de phishing. Esperamos aumentar a conscientização sobre esses golpes, para ajudar os consumidores durante o período de festas de fim de ano a aproveitar essa temporada com segurança”.
Com informações da assessoria de imprensa