Pesquisar
Image by Gerd Altmann from Pixabay

Phishing lidera crescimento de ameaças com 466%

A Gen publicou seu Relatório de Ameaças referente ao primeiro trimestre de 2025, destacando um avanço expressivo de golpes virtuais baseados em inteligência artificial e mudanças importantes no cenário global da cibersegurança entre janeiro e março.

Leia também
Novo estudo acelera corrida pós-quântica
ConnectWise confirma ataque cibernético

Segundo o relatório, houve um aumento de 186% nas informações pessoais violadas, crescimento de 466% nas denúncias de phishing e uma elevação de 17 vezes nos golpes que simulam atualizações de navegadores. Mais de 4 milhões de pessoas foram protegidas de ataques em que são levadas a instalar malware nos próprios dispositivos. Também foi observada alta nas fraudes financeiras por meio de celulares e golpes com criptomoedas atrelados à posse presidencial dos EUA.

De acordo com a Gen, os cibercriminosos vêm substituindo campanhas indiscriminadas por fraudes personalizadas e potencializadas por IA. O uso de ferramentas como o Lumma Stealer tornou as violações de dados mais rápidas e difíceis de detectar. Além disso, o phishing representou quase um terço dos golpes detectados pelo Norton Genie, com destaque para páginas falsas hospedadas em domínios confiáveis e serviços gratuitos.

A empresa alerta para o crescimento dos ataques “golpe-você-mesmo”, em que o próprio usuário é manipulado para instalar malwares. Alguns desses golpes usam personas criadas com IA, vídeos deepfake e canais comprometidos do YouTube. Já os golpes de atualização falsa induzem o usuário a instalar arquivos maliciosos disfarçados de atualizações do navegador.

O relatório também ressalta o aumento dos ataques a dispositivos móveis com foco em dados financeiros, incluindo trojans bancários que sobrepõem páginas falsas de login para roubar credenciais. Uma campanha atribuída ao grupo CryptoCore teria usado vídeos falsificados de figuras públicas para roubar US$ 4 milhões em mais de 2 mil transações envolvendo criptomoedas.

A Gen afirma estar em constante aprimoramento de suas soluções de cibersegurança para acompanhar essas ameaças emergentes.