[ 229,037 page views, 81,838 usuários - média últimos 90 dias ] - [ 5.767 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

PF e Febraban renovam parceria contra cibercrime

Leandro Daiello, diretor-geral da PF (E) e Alvir Hoffmann, vice-presidente da Febraban
Leandro Daiello, diretor-geral da PF (E) e Alvir Hoffmann, vice-presidente da Febraban

Febraban e Polícia Federal renovaram seu acordo de cooperação técnica na manhã de segunda-feira dia 18. O objetivo é o combate às fraudes bancárias eletrônicas (com o uso não autorizado de cartão de débito, cartão de crédito, internet banking, call center e boletos) cometidas por organizações criminosas. Com o acordo, segundo nota da Febraban, a Polícia Federal poderá contar periodicamente, em Brasília, com a presença de analistas das instituições financeiras para fortalecer o trabalho de inteligência na repressão a esse tipo de crime.

Leandro Vilain, diretor de Negócios e Operações da Febraban, informou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações dos bancos em parceria com governos, polícias e Poder Judiciário no combate a crimes no segmento financeiro. O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, elogiou a cooperação dos bancos com os investigadores e propôs à Febraban discussões para uma futura parceria público-privada voltada ao combate de crimes cibernéticos.

O acordo hoje permite o compartilhamento de informações e tecnologias e prevê o desenvolvimento de estudos técnicos e profissionais, elaboração e produção de documentos de segurança para uso nas atividades de inteligência. O convênio regulamenta, ainda, os procedimentos dos bancos para comunicar, à Polícia Federal, suspeitas ou confirmação de crimes. Ele também trata do compartilhamento de informações sobre movimentação de recursos financeiros relacionados a crimes contra instituições financeiras.