Donald-Trump.jpg

Pesquisador holandês diz ter invadido Twitter de Trump com senha fácil

À imprensa, pesquisador Victor Gevers afirmou que conseguiu acessar a conta na quinta tentativa
Da Redação
22/10/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O pesquisador de segurança holandês Victor Gevers afirmou que conseguiu invadir o Twitter do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada. Segundo ele, a conta estava protegida apenas com uma senha fácil. Ele teria obtido acesso ao adivinhar a senha do perfil na sexta tentativa, com o código “maga2020!” — ou seja, usando as iniciais do slogan de campanha de Trump “Make America Great Again” e o ano da atual eleição e um ponto de exclamação. Os conteúdos visualizados incluem a foto de perfil, as mensagens privadas e até a possibilidade em fazer postagens.

O pesquisador afirmou que para fazer o login no Twiiter do presidente não foi necessário sequer a autenticação em dois fatores (2FA) ativada. A medida é considerada uma forma básica de evitar que contas sejam invadidas.

Veja isso
Entenda a briga do governo Trump contra o TikTok e contra a China
Trump liberou CIA para fazer ciberataques onde bem entender

Além de acesso às mensagens, Gevers pôde alterar o perfil e publicar tuítes em nome de Trump, mas não fez nada disso. Ele relata que assim que conseguiu entrar na conta, alertou a Casa Branca e os serviços do governo americano sobre o problema de segurança. Uma semana depois foi contatado pelo Serviço Secreto.

O Twitter, no entanto, nega a afirmação do holandês. “Não vimos nenhuma evidência para corroborar essa afirmação”, disse a rede social em nota, afirmando que as contas de autoridades americanas receberam proteção extra antes das eleições de 3 de novembro. Com agências de notícias internacionais.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório