password-64047_640.jpg

Pesquisa revela negligência com proteção de senhas

Da Redação
23/04/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Levantamento mostra que um terço dos usuários usa a mesma senha para serviços de streaming, como Netflix, ou para contas mais sensíveis, como de bancos online

password-64047_640.jpg

Cerca de 38% dos usuários de sistemas nunca atualizam suas senhas. E o pior, um terço usa a mesma senha para serviços de streaming, como Netflix, ou para contas mais sensíveis, como de bancos online. É o que revela pesquisa da Specops Software, que constatou também que apenas 3,45% dos entrevistados alteraram sua senha duas vezes por ano, enquanto 29,03% disseram que não usam mais de uma senha em todas as suas contas.

No geral, 32,26% dos entrevistados consideraram que não é tão sério ter apenas uma senha. Apesar dos conselhos de especialistas em segurança de que as senhas devem ser alteradas regularmente e variar entre contas diferentes.

Veja isto
Descoberta brecha em gerenciadores de senhas comerciais
Servico gratuito alerta empresas sobre vazamento de e-mails e senhas

O Specops ouviu para a pesquisa 1.353 pessoas após o hacking do aplicativo social Houseparty, no qual os detalhes dos usuários foram roubados. Isso levou a uma série de outros hacks, já que muitas das vítimas usaram a mesma senha em várias contas. Apenas 13,79% mudaram suas senhas na tentativa de impedir que hackers acessassem outras contas quando a notícia foi divulgada, enquanto 62,07% não estavam preocupados com o fato de afetar outras contas.

Além disso, compartilhar as senhas dos serviços de streaming com amigos e familiares também se mostrou comum, com 51,51% dizendo que fizeram isso. Entre os usuários da Netflix, o compartilhamento de senhas foi praticado em 66,67%. Preocupante, 21,43% disseram que não sabiam se as pessoas com quem eles compartilham senhas as compartilhavam com outras pessoas.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest