artificial-intelligence-3382507_1280.jpg

PCs de I.A. exigem soluções de proteção contra abusos

Da Redação
12/06/2024

A Trend Micro pretende trazer, ao longo de 2024, soluções projetadas para proteger os consumidores dos abusos que podem surgir com a tecnologia de I.A. generativa embutida nos novos computadores pessoais, de mesa ou portáteis. Para a empresa, a chegada desses PCs representa uma mudança na forma como os consumidores usarão aplicativos de inteligência artificial, graças às Unidades de Processamento Neural (NPUs) que os alimentam.

Veja isso
Apple lança patches para barrar exploração de dia zero no WebKit
Trend Micro cria subsidiária focada em segurança de redes 5G

Os PCs de IA prometem mais velocidade e privacidade do que o acesso ou envio de dados para processamento na nuvem. Esse poder de computação adicional possibilita a Trend Micro fornecer algumas de suas ferramentas de IA em nuvem no próprio dispositivo, introduzindo recursos que aproveitam os benefícios de eficiência e privacidade de dados que os PCs de IA oferecem para elevar a proteção do ambiente, afirma comunicado da empresa.
 
“Embora a IA seja uma novidade muito atrativa também representa uma oportunidade para os cibercriminosos aplicarem golpes mais eficazes utilizando ferramentas de IA Generativa, seja para o roubo de dados confidenciais ou bloqueio de filtros. O relatório de Previsões para 2024 da Trend Micro já previa um tsunami de ataques com táticas baseadas em ferramentas de IA e por isso estamos nos preparando para lidar com esse novo cenário”, destaca Cesar Candido, diretor geral da Trend Micro Brasil.
 
O PC de IA permite aos consumidores utilizarem localmente os aplicativos de IA em seus dispositivos, obtendo mais velocidade e privacidade do que ao acessarem ou enviarem dados para processamento na nuvem. A consultoria IDC prevê que os PCs de IA representarão quase 60% de todos os PCs do mundo, até 2027, saltando de 50 milhões de unidades em 2024 para mais de 167 milhões em três anos. 
 
Com a perspectiva de crescimento na adoção de aplicativos de IA generativa e a ampliação no mercado de PCs de IA, a Trend Micro planeja uma série de iniciativas para o segundo semestre, incluindo:

  • Proteção para aplicativos de IA: recursos de proteção contra adulteração de aplicativos de IA ou contaminação do aplicativo de IA com entradas maliciosas, além de impedir que os aplicativos de IA acessem dados confidenciais inadvertidamente ou maliciosamente;
  • Proteção contra conteúdo de IA maliciosa: soluções que protegem os consumidores contra conteúdo mal-intencionado gerado ou alterado por IA; 
  • Recursos de segurança cibernética alimentados por NPU: soluções projetadas para proteger PCs de IA que aproveitam o poder de computação adicional.

Compartilhar: