banner senha segura
senhasegura
dark-web-5030163_1280-1.jpg

Pandemia faz aumentar recrutamento em fóruns da dark web

Demanda gerada pelo coronavírus leva fóruns de crimes cibernéticos a ampliar contratação de “funcionários”
Da Redação
18/06/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A pandemia de covid-19 teve impacto positivo nas vendas dos sites clandestinos de crimes cibernéticos, devido ao aumento inesperado da procura por kits de malware, fazendo com que não tivessem mão de obra suficiente para atender aos pedidos, informa a Digital Shadows. A equipe de pesquisa da Digital Shadows Photon da empresa de monitoramento da dark web revelou em um novo blog que vários fóruns foram forçados a contratar mais moderadores.

Em abril, a postagem de um administrador do fórum de crimes cibernéticos em idioma inglês Nulled observou que a “comunidade estava crescendo rapidamente durante a pandemia” e como resultado “estava a requer assistência adicional”. Outro post em abril, desta vez do administrador do site CrackedTO, também em idioma inglês, citou “eventos recentes” como o motivo de seu pedido de contratação.

“Embora tenha havido muitas consequências previsíveis em decorrência da pandemia global, poucos [sites de crimes cibernéticos na dark web] conseguiram prever um crescimento tão significativo”, disseram os pesquisadores. A Digital Shadows observou fóruns sendo “esticados” devido à recente popularidade devido à pandêmica.

Segundo a empresa, em retrospecto, não é tão surpreendente: o coronavírus colocou enorme pressão econômica em milhões de pessoas em todo o mundo. “Não é ilógico supor que algumas pessoas possam ter recorrido ao crime cibernético para tapar buracos em suas finanças.”

Veja isso
Para fugir do cerco à dark web, hackers usam plataformas alternativas
Covid-19 na dark web: Do sangue infectado a respiradores

A Digital Shadows explica que os sites de crimes cibernéticos têm uma configuração altamente hierarquizada de funcionários, com o administrador sentado no topo da pirâmide, enquanto vários moderadores realizam o trabalho diário. Geralmente, eles são encarregados de funções específicas, como suporte técnico, controle de pagamento de publicidade, aplicação de regras do site e resposta a perguntas do usuário.

Os funcionários mais procurados pelo Nulled e o CrackedTO são “moderadores de testes”, necessários para impor as regras e ajudar os usuários, além de limpar malware e spam. Os bons moderadores parecem ser muito procurados, tornando o recrutamento também um processo formalizado.

“Os anúncios de recrutamento aparecem repetidamente destacando a importância de [o funcionário] dedicar um tempo significativo a operação como requisito para ocupar o cargo”, disse a Digital Shadows. “A maioria também enfatiza que essas posições não são remuneradas”. Com agências internacionais de notícias.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório