Os malwares mais frequentes no Brasil e no mundo em fevereiro

Da Redação
11/03/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O Lokibot, o Emotet e o XMRig foram os três malwares que mais atacaram no Brasil em Fevereiro, indicam as estatísticas da Check Point Research

O Lokibot, o Emotet e o XMRig foram os três malwares que mais atacaram no Brasil em Fevereiro, indicam as estatísticas da Check Point Research. Eles foram lançados, respectivamente, contra 11,13%, 8,35% e 3,55% da base de clientes protegidos pela Check Point Software no País. O impacto no resto do mundo aconteceu também nessa ordem, com o XMRig buscando 7,34% dos clientes, enquanto o Emotet bateu na porta de 6,29% e o Lokibot em 3,95%. O primeiro é um minerador de criptomoedas e os outros dois são trojans bancários.

O relatório da pesquisa mostra que o Emotet se espalhou com a adoção de dois novos métodos em fevereiro: o primeiro, uma campanha de SMS phishing (smishing) destinada a usuários nos EUA – ele traz falsas mensagens de bancos populares, atraindo as vítimas para um link malicioso que faz o download do Emotet no dispositivo. No segundo método, o Emotet detecta e utiliza redes Wi-Fi e lança contra elas ataques de brute force, usando uma variedade de senhas frequentes, fáceis e conhecidas. O Emotet é usado principalmente como distribuidor de ransomware.

Em Fevereiro, houve um aumento dos ataques que exploram a vulnerabilidade “PHP php-cgi Query String Parameter Code Execution”. Ela é a sexta mais visada e esteve presente em 20% das tentativas em todo o mundo, em comparação com apenas 2% em janeiro de 2020. Os ataques contra essa vulnerabilidade têm o objetivo de propagar a botnet Mirai, notória por infectar dispositivos IoT e conduzir ataques de DDoS. Veja abaixo a lista dos dez malwares mais utilizados pelos cibercriminosos em Fevereiro e seu impacto no mundo e no Brasil.

Família de MalwareAlcance Global FevereiroAlcance Brasil Fevereiro
XMRig*7.34%11.13%
Emotet*6.29%8.35%
Lokibot3.95%3.55%
Trickbot4.80%2.69%
Jsecoin5.22%2.59%
Remcos1.63%2.59%
Vidar1.82%2.11%
AgentTesla3.23%1.73%
NJRat0.56%1.73%
RigEK1.75%1.63%

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest