A empresa francesa Orange Telecom confirmou que sua filial romena foi atingida por um ataque cibernético durante o qual milhares de documentos internos foram roubados. O hacker, que se autodenomina Rey e é membro do grupo de ransomware HellCat, afirma ter acessado 380.000 endereços de e-mail e outros dados confidenciais. De acordo com a Orange, o ataque ocorreu em um aplicativo de back-office não crítico e não teve impacto nas atividades operacionais dos clientes. O invasor afirmou que conseguiu roubar dados sem ser detectado por cerca de três horas, resultando em quase 12.000 arquivos totalizando 6,5 GB.
Leia também
Ciberataque interrompe serviços de internet da Orange Espanha
Hack à Orange Espanha inunda a dark web de credenciais
Entre as informações capturadas estão os endereços de e-mail de funcionários atuais e antigos, parceiros e contratados da Orange Romania. Detalhes parciais de cartões de pagamento de clientes romenos, alguns dos quais já haviam expirado, também foram encontrados. O hack também expôs dados de clientes do Yoxo, o serviço de assinatura da Orange sem período de contrato.
O site de segurança BleepingComputer afirma estar em contato com Rey. Ele teria tido acesso aos sistemas da Orange durante um mês. O hacker alega que este caso não envolve atividade da HellCat, mas a HellCat alegou ataques anteriores, bem-sucedidos, na Schneider Electric e na Telefónica.
“Tomamos medidas imediatas, e nossa principal prioridade continua sendo proteger os dados e interesses de nossos funcionários, clientes e parceiros”, declarou Orange. A empresa está cooperando com as autoridades relevantes e iniciou uma investigação para limitar o impacto do incidente.