oracle aws logos

Oracle começa a rodar Exadata dentro da AWS

A Oracle anunciou ontem o início de uma experiência-piloto do Oracle Database@AWS – uma solução em que os clientes podem executar o Oracle Exadata Database Service do OCI (Oracle Cloud Infrastructure) no Amazon Web Services (AWS). O piloto está começando no AWS US East Region. A solução Oracle Database@AWS fornece aos clientes uma experiência totalmente integrada para implementar, gerenciar e usar o Oracle Exadata Database Service nativamente na nuvem da AWS.

Leia também
CEO da AWS prenuncia fim dos desenvolvedores
Oracle expande integração multicloud Google/AWS

Anunciado inicialmente no início deste ano, o Oracle Database@AWS permite que os clientes migrem cargas de trabalho do Oracle Database, incluindo Oracle Exadata e Oracle Real Application Cluster (RAC), para a nuvem. Essa solução fornece uma conexão de rede de baixa latência entre bancos de dados Oracle e aplicativos na AWS segundo comunicado da empresa.” Isso torna mais fácil para os clientes conectar dados corporativos em seus bancos de dados Oracle a aplicativos em execução no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), serviços do AWS Analytics ou serviços avançados de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) da AWS, incluindo o Amazon Bedrock. A Oracle operará e gerenciará o Oracle Exadata Database Service” informou a Oracle.

“Até agora, era impossível replicar o desempenho e a funcionalidade do Oracle Database no Exadata na AWS”, declarou Dave McCarthy, vice-presidente de pesquisa da IDC. “Com o Oracle Database@AWS, os clientes podem finalmente aproveitar a mesma experiência com um caminho de migração fácil para a nuvem para suas cargas de trabalho de missão crítica no local. Isso permite que eles colham os benefícios de simplificar seu gerenciamento e operações diárias para priorizar iniciativas de modernização.”

O Oracle Database@AWS permite que os clientes utilizem suas habilidades existentes e fornece uma experiência unificada entre a OCI e a AWS para administração simplificada de banco de dados, faturamento e suporte unificado ao cliente, com os benefícios de segurança, agilidade, flexibilidade e sustentabilidade fornecidos pela AWS. Os clientes podem iniciar rapidamente sua experiência Oracle Database@AWS usando ferramentas familiares, como o AWS Management Console. Os clientes também podem se beneficiar de:

  • Conectar e analisar dados de forma perfeita e segura em serviços e aplicativos Oracle Database que eles já têm em execução na AWS para obter insights mais rápidos e profundos sem precisar criar pipelines.
  • Opções flexíveis para simplificar e acelerar a migração de seus bancos de dados Oracle para a nuvem, incluindo compatibilidade com ferramentas de migração comprovadas, como o Oracle Zero Downtime Migration.
  • Uma experiência de aquisição simplificada via AWS Marketplace. O uso do Oracle Database@AWS pelo cliente se qualifica para seus compromissos existentes com a AWS e usa seus benefícios de licença Oracle existentes, incluindo Bring Your Own License (BYOL) e programas de desconto, como o Oracle Support Rewards (OSR).
  • Uma experiência de suporte totalmente unificada da AWS e da Oracle, bem como orientação por meio de arquiteturas de referência, zonas de aterrissagem e outros materiais colaterais para que os clientes criem e executem com sucesso seus aplicativos empresariais mais confiáveis ​​na nuvem.
  • Além disso, o Oracle Database@AWS ajudará os clientes a unificar seus dados na Oracle e na AWS para análise, aprendizado de máquina e IA generativa. Isso ajudará os clientes a criar novos aplicativos escaláveis ​​baseados em microsserviços e acelerar seu tempo de comercialização de novos recursos combinando o Amazon EC2, o Amazon Elastic Kubernetes Service (Amazon EKS) e o Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) com recursos do Oracle Database 23ai, como o AI Vector Search.

“Queremos que nossos clientes tenham acesso aos nossos serviços de dados e sejam capazes de usar várias nuvens perfeitamente”, disse Karan Batta, vice-presidente sênior da Oracle Cloud Infrastructure. “Esta parceria fornece uma maneira unificada para os clientes usarem o melhor da Oracle e da AWS para aproveitar as últimas inovações de IA e simplificar as operações. A introdução do Oracle Exadata Database Service na AWS US East Region é apenas o começo, e planejamos continuar a trabalhar com a AWS para atender à demanda dos clientes.”

A empresa anunciou que está programando ampliar a disponibilidade do Oracle Database@AWS nos próximos meses. As duas empresas planejam continuar a parceria e disponibilizar serviços adicionais do Oracle Database.