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Operadora australiana Optus confirma incidente com intrusão

A Optus, segunda maior operadora australiana de telecomunicações, com aproximadamente 9,8 milhões de assinantes, comunicou ontem a seus clientes a ocorrência de ataques cibernéticos que comprometeram as informações deles. O incidente ocorreu 24 horas antes do comunicado, na tarde de quarta-feira. Em uma entrevista na manhã de ontem, a CEO Kelly Bayer Rosmarin disse que o intervalo entre a identificação do ataque e a informação ao público foi uma das respostas mais rápidas para um incidente dessa natureza.

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O endereço IP dos atacantes, que poderia ser usado para revelar sua localização, esteve “movendo-se” por várias partes da Europa segundo a executiva. O comunicado da empresa informa que ao descobrir o ataque, a Optus imediatamente o bloqueou: “A Optus está trabalhando com o Australian Cyber ​​Security Center para mitigar quaisquer riscos aos clientes. A Optus também notificou a Polícia Federal Australiana, o Gabinete do Comissário de Informação Australiano e os principais reguladores”, diz o documento.

As informações que podem ter sido expostas incluem nomes de clientes, datas de nascimento, números de telefone, endereços de e-mail e, para um subconjunto de clientes, endereços, números de documentos de identificação, como números de carteira de motorista ou passaporte. Os detalhes do pagamento e as senhas da conta não foram comprometidos.

Os serviços da Optus, incluindo internet móvel e doméstica, não são afetados, e as mensagens e chamadas de voz não foram comprometidas. Os serviços Optus permanecem seguros de usar e operar normalmente afirmou a empresa.