Operador do BreachForums na darknet é preso em Nova York

Conor Brian Fitzpatrick, tido como administrador do site de compra e venda de bancos de dados roubados, foi preso na quarta-feira passada, 15, acusado de conspiração para cometer fraude em dispositivo de acesso
Da Redação
21/03/2023

Agentes federais prenderam na semana passada Conor Brian Fitzpatrick, morador de Peekskill, Nova York, por comandar o site de venda de dados ilegais na dark web conhecido como BreachForums. Fitzpatrick foi preso por uma equipe de investigadores em sua casa por volta das 16h30, na quarta-feira passada, 15, e levado ao Tribunal Federal em White Plains, Nova York. Ele  é acusado de conspiração para cometer fraude em dispositivo de acesso. De acordo com a Bloomberg, Fitzpatrick foi libertado após o pagamento de fiança de US$ 300 mil, mas deverá comparecer ao tribunal no próximo dia em 24. Até lá, ele não poderá ter contato com coréus, co-conspiradores e testemunhas.

Os agentes do FBI disseram que Fitzpatrick confirmou ser o proprietário e administrador do BreachForums, e também admitiu ser ele por atrás do pseudônimo online “Pompompurin”, que era frequentemente usado para atestar a legitimidade dos dados vazados no site. Estima-se que o site contenha bancos de dados roubados de aproximadamente 1.000 sites

Após a prisão de Fitzpatrick, o BreachForums foi colocado offline — possivelmente por outros administradores — e permanecia assim até esta segunda-feira, 20. Antes de ficar offline, uma mensagem foi postada no site informando que as medidas necessárias foram tomadas para proteger a infraestrutura e os usuários do BreachForums. O administrador também disse que restringiu a conta de Pompompurin para evitar ações não autorizadas do administrador.

A prisão ocorre quase um ano depois que autoridades policiais dos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Portugal e Romênia, em conjunto com a Europol, derrubaram  no ano passado o RaidForums, o maior fórum para compra e venda de dados vazados da dark web. A criação do BreachForums ocorreu na mesma época e preencheu uma lacuna para muitos operadores de ameaças, que recorreram ao site para adquirir dados roubados após violações.

Veja isso
Desenvolvedor de RAT é preso por infectar 10 mil PCs com malware
‘Chefões’ do DoppelPaymer são presos na Ucrânia e na Alemanha

Os bancos de dados BreachForums geralmente incluem informações pessoais, como nomes, e-mails e senhas. As informações são colocadas à venda e podem ser usadas para fins fraudulentos. O perfil de Pompompurin no BreachForums o descreve como “Bossman” e estampa a imagem do cão dos desenhos animados da Sanrio Co., cujo nome ele adotou como pseudônimo online. O perfil mostra que a visita mais recente de Fitzpatrick ao site foi na quarta-feira às 15h53, pouco antes de sua prisão.

Um jornal local de Peekskill publicou que Fitzpatrick foi um dos graduados de 2021 na Peekskill High School. Ele nasceu em 2002, de acordo com os registros do tribunal. Uma estação de notícias local postou um vídeo de agentes do FBI e da segurança Interna, em conjunto com a polícia local, invadindo uma casa em Peekskill e saindo carregando sacolas com possíveis evidências do crime.

A notícia da prisão de Fitzpatrick surge alguns meses depois que um relatório da Sophos sugeriu que cibercriminosos perderam ao menos US$ 2,5 milhões em 2022 para golpistas em três sites clandestinos, incluindo o BreachForums.

Compartilhar:

Últimas Notícias