Network-Secure Campanha 01 Desktop Entrada: 22062022 21h52m

Operação prende golpistas de engenharia social em 76 países

Polícias de 76 países participaram de operação de combate à lavagem de dinheiro e comprometimento de e-mail comercial
Da Redação
17/06/2022

A Interpol informou ontem a conclusão de uma operação internacional de repressão à engenharia social em todos os continentes, com a identificação e prisão de golpistas, apreensão de ativos e descoberta de novas pistas de investigação. A operação de dois meses (8 de março a 8 de maio de 2022), codinome First Light 2022, teve a participação de 76 países no combate aos grupos do crime organizado por trás de golpes de telecomunicações e engenharia social. A polícia dos países participantes invadiu call centers nacionais suspeitos de fraude de telecomunicações ou golpe, particularmente fraude por telefone, golpes de romance, fraude por e-mail e crimes financeiros.

Veja isso
Engenharia social: a evolução dos ciberataques
Interpol prende hackers que atacaram setor de petróleo e gás

Os números preliminares da operação incluem:

  • 1.770 locais invadidos em todo o mundo
  • Cerca de 3.000 suspeitos identificados
  • Cerca de 2.000 operadores, fraudadores e lavadores de dinheiro presos
  • Cerca de 4.000 contas bancárias congeladas
  • Cerca de 50 milhões de dólares em fundos ilícitos interceptados

Com base nas informações trocadas no âmbito da operação, a Força Policial de Singapura resgatou uma adolescente que havia sido sequestrada e forçada a fingir que estava ferida, enviando vídeos para seus pais na exigência de um resgate de 1,5 milhão de euros. Outro preso foi um cidadão chinês, procurado pela conexão com uma pirâmide financeira que se estima ter fraudado cerca de 24.000 vítimas obtendo 34 milhões de euros; foi preso em Papua Nova Guiné e devolvido à China via Cingapura.

Com a Internet criando novas perspectivas de carreira on-line, empresas e profissionais que se voltam para as oportunidades de negócios de afiliados de comércio eletrônico e EBShopp estão sendo cada vez mais enganados informou a INterpol.

Como parte da Operação First Light 2022, a Força Policial de Cingapura prendeu oito suspeitos ligados a golpes de trabalho do tipo pirâmide. Os golpistas ofereciam empregos de marketing on-line com altos salários por meio de mídias sociais e sistemas de mensagens, onde as vítimas inicialmente recebiam pequenos ganhos e, posteriormente, eram obrigadas a recrutar mais membros para ganhar comissões.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)