Operação policial global derruba mercado de drogas na dark web

Agências de inteligência e órgãos de polícia em todo o mundo tiraram do ar um mercado online de compra e venda de drogas
Da Redação
02/05/2023

Agências de inteligência e departamentos de polícia em todo o mundo tiraram do ar um mercado online do crime organizado e prenderam cerca de 300 pessoas envolvidas supostamente na compra e venda de drogas e outros bens ilícitos, disse a Europol, coordenadora da operação, nesta terça-feira, 2.

A operação mundial teve como alvo o “Mercado Monopolista”, plataforma de venda de drogas na chamada dark web, uma parte da internet hospedada em uma rede criptografada e acessível apenas por meio de ferramentas especializadas de fornecimento de anonimato.

“Nossa coalizão de autoridades policiais em três continentes prova que todos nos saímos melhor quando trabalhamos juntos”, disse a diretora-executiva da Europol, Catherine De Bolle, em comunicado. “Esta operação envia uma forte mensagem aos criminosos na dark web: a aplicação da lei internacional tem os meios e a capacidade de identificar e responsabilizá-lo por suas atividades ilegais, mesmo na dark web.”

A Europol disse que 288 suspeitos foram presos e mais de € 50,8 milhões (US$ 53,4 milhões) em dinheiro e moedas virtuais, 850 quilos de drogas e 117 armas de fogo foram apreendidos em uma série de batidas em vários países.

Na Holanda, onde as autoridades prenderam dez suspeitos, a polícia disse que a operação foi composta por “ações separadas, mas complementares, que ocorreram em nove países nos últimos 18 meses”. A equipe de crimes cibernéticos da polícia nacional holandesa estava envolvida na operação, codinome SpecTor.

“A inteligência que a Europol compartilhou conosco, como dados de transações e endereços de moeda virtual, nos ajudou a iniciar novas investigações e enriquecer as investigações existentes. Desta forma, identificamos e prendemos vários vendedores holandeses importantes”, disse o líder da equipe holandesa, Nan van de Coevering. “O sucesso desta operação mostra novamente que a cooperação internacional é essencial no combate ao crime na dark web.”

As drogas apreendidas incluem mais de 258 kg de anfetaminas; 43 kg de cocaína; 43 kg de MDMA e mais de 10 kg de LSD e comprimidos de ecstasy, disse a agência.

Veja isso
Receitas do mercado da dark web tiveram queda de 50% em 2022
Loja da dark web distribui 1,2 milhão de cartões gratuitamente

O maior número de detenções (153) foi feito nos Estados Unidos, seguido pelo Reino Unido com 55 e Alemanha com 52, disse a Europol. “Várias investigações para identificar indivíduos adicionais por trás das contas da dark web ainda estão em andamento”, disse a agência da União Europeia para cooperação policial. “À medida que as autoridades policiais obtiveram acesso às extensas listas de compradores dos fornecedores, milhares de clientes em todo o mundo também correm o risco de serem processados.”

A agência, com sede em Haia, construiu inteligência com base em evidências da Alemanha, que disse ter apreendido a “infraestrutura criminosa” do mercado em dezembro de 2021.Em abril do ano passado, as autoridades alemãs e americanas derrubaram o mercado da dark web da Hydra. Coma agências de notícias internacionais.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)