
O Banco do Brasil distribuiu um arquivo contendo um vírus dia 17, uma semana atrás, segundo o noticiário. O G1 publicou, o banco retrucou com uma nota dizendo que era “um arquivo com inconsistência” mas era vírus sim. Fiquei sabendo que esse arquivo veio de um dos fornecedores do banco e contaminou uma porção de gente. Alguns testemunhos estão aqui:
1)
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20140918163939AApI50t
2)
http://www.reclameaqui.com.br/10134401/banco-do-brasil-s-a/modulo-de-seguranca-virus/
3)
http://www.bastter.com/mercado/forum/745174/afetados-pelo-win32chirc–do-diagnosticobbexe.aspx
O vírus é o Win32/Chir.C, que funciona principalmente como um ‘porteiro’, trazendo outros programas para o computador infectado e também registra o que a gente digita – senhas e tudo, é claro.
Minha grande dúvida: o vírus veio do fornecedor ou o site do banco tem uma vulnerabilidade e alguém plantou o arquivo contaminado lá, para invadir computadores de clientes? Tenho medo desta segunda hipótese. Engraçado o banco dizer que o arquivo tem inconsistência e recomendar a remoção com antivírus. Venhamos e convenhamos: se o bicho tem bico de pato, grasna, nada como pato e anda como pato o banco vem dizer que é uma galinha com inconsistência… Aí não dá.
Pato é quem acreditar na história.