Iniciativas preventivas são importantes para cuidar da saúde dos funcionários, mantendo a produtividade do trabalho. Mas a segurança cibernética é crucial para proteção das redes e dados corporativos
Em meio a preocupação com a pandemia do Covid-19, várias empresas decidiram mandar seus funcionários trabalhar em casa para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Essa medida de precaução, além de preservar a saúde dos trabalhadores, foi a maneira encontrada pelas empresas para manter a produtividade do trabalho em equilíbrio. No entanto, ela traz, também, preocupações com a segurança cibernética e das redes e dados corporativos.
Esta é a primeira vez que empresas, em massa, adotam a prática do home office, o que significa que precisam tomar medidas de precaução para impedir que as redes e os dados sofram ataques cibernéticos de hackers. Os incidentes cibernéticos cresceram em meio ao surto do Covid-19. Em razão disso, veja como proteger seu sistema enquanto trabalha em casa:
Gerenciador de senhas
Os sistemas de gerenciamento de senhas são uma ótima maneira de manter todas as senhas online criptografadas. Dessa forma, as contas e as senhas da equipe estão seguras. Esse recurso permite o compartilhamento seguro da senha, o que significa que a equipe pode efetuar login com segurança nas contas sem o risco de expor a senha.
Autenticação de dois fatores
A maioria das organizações trabalha em uma plataforma em nuvem, o que significa que os funcionários têm acesso colaborativo. No entanto, o uso da nuvem também expõe sua rede a criminosos cibernéticos se você tiver senhas fracas, pois elas podem fingir ser o usuário e obter acesso à rede da empresa. É por isso que a verificação em duas etapas é crucial para o software baseado em nuvem e, portanto, deve ser feito um protocolo de login padrão para todos os funcionários que trabalham em casa.
Informe os funcionários sobre a segurança dos dispositivos
A segurança dos dispositivos dos funcionários é crucial durante o trabalho em casa, pois eles podem ser roubados ou perdidos. Portanto, é muito importante manter seus dispositivos seguros, pois eles podem fornecer acesso a criminosos cibernéticos na rede da sua empresa. Siga estas etapas para garantir a segurança do dispositivo:
• Sempre use telas de bloqueio e senhas no dispositivo;
• Não conecte USB não confiável ao dispositivo;
• Mantenha um backup regular do dispositivo;
• Sempre use a opção ‘encontrar meu dispositivo’, para o caso de perder o dispositivo;
• Criptografar dados e arquivos importantes.
Não use redes Wi-Fi públicas e não seguras Evite usar Wi-Fi público a todo custo, pois isso pode tornar seu dispositivo vulnerável a ataques cibernéticos.