Pesquisar
Image by dlohner from Pixabay

Nvidia se declara empresa de infraestrutura de IA

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, declarou na segunda-feira em uma cerimônia, em Taiwan, que a Nvidia não é mais apenas uma empresa de tecnologia, é uma empresa de infraestrutura de IA. Além de especificar que a Nvidia é uma empresa de infraestrutura de IA, ele acrescentou que a infraestrutura atual, construída sobre eletricidade e Internet, será transformada em uma “infraestrutura de inteligência” onde a IA será integrada a tudo. 

Outra coisa sobre a qual falaremos em cinco anos, diz Huang, são os tokens, que são qualquer ativo digitalmente transferível entre duas pessoas, por exemplo, mas não limitado a, criptomoedas. “Muito em breve, falaremos sobre quantos tokens produzimos a cada hora”, disse ele, acrescentando que o negócio de infraestrutura de IA será medido em “trilhões de dólares”.

“Nenhuma empresa na história revelou um roteiro para cinco anos seguidos; ninguém lhe dirá o que virá a seguir”, disse Huang. “Mas percebemos que a Nvidia não é mais apenas uma empresa de tecnologia, é uma empresa de infraestrutura”, acrescentou. 

Leia também
Visita de Nancy Pelosi deflagra ciberataques a Taiwan
Criptografia do Prometheus é quebrada por app de Taiwan

Na cerimônia de segunda-feira, Huang que a Nvidia construirá um supercomputador com IA, que ele chamou de “primeiro supercomputador com IA para o ecossistema de Taiwan” – país onde ele nasceu. Taiwan é um país líder em tecnologia na Ásia, mas essa ilha sofre constantes ameaças de ser invadida pela China, que a considera território seu. Ali se refugiou o político e militar Chiang Kai-shek, cujas forças militares perderam a guerra civil da China em 1949 para as forças de Mao Tse Tung.

Huang, da Nvidia, não entrou em muitos detalhes, mas disse que a empresa fará parceria com a empresa de montagens eletrônicas Foxconn, como o governo taiwanês e com a fabricante de chips TSMC. O supercomputador de IA, segundo ele, ajudará a impulsionar a inovação e expandir a computação de IA em Taiwan, o que ajudará os cientistas e startups do país, disse Jensen.