cloud-2537777_640.jpg

Nuvem híbrida preocupa com segurança e compliance

Da Redação
29/09/2022

A IBM publicou uma atualização da sua pesquisa “Transformation Index: State of Cloud”. Ela revela que mais de 77% dos entrevistados adotaram uma abordagem de nuvem híbrida que pode ajudar a impulsionar a transformação digital. Mas a maioria das organizações que responderam está lutando com a complexidade para fazer todos os seus ambientes de nuvem funcionarem juntos: menos de um quarto dos entrevistados em todo o mundo gerenciam seus ambientes de nuvem híbrida de forma holística – o que pode criar pontos cegos e colocar os dados em risco, ao mesmo tempo em que as organizações enfrentam falta de mão de obra, desafios de segurança e obstáculos de conformidade.

Veja isso
Zero trust, cloud e home office desafiam equipes de cyber
Google Cloud bloqueou DDoS com 46 milhões de rps

O Índice aponta para uma forte correlação entre a adoção da nuvem híbrida e o progresso na transformação digital. Na verdade, 71% dos entrevistados acham que é difícil realizar todo o potencial de uma transformação digital sem ter uma sólida estratégia de nuvem híbrida em vigor. Ao mesmo tempo, apenas 27% dos pesquisados ​​possuem as características necessárias para serem considerados “avançados” em sua transformação. Então, por que a desconexão? Uma amostra das descobertas inclui:

  • Conformidade: as empresas acreditam que garantir a conformidade na nuvem é atualmente muito difícil – especialmente porque vemos a aplicação de requisitos regulatórios e de conformidade esquentar em todo o mundo.
  • Segurança: Embora as empresas tenham adotado uma variedade de técnicas de segurança para proteger as cargas de trabalho na nuvem, as preocupações com a segurança ainda permanecem.
  • Habilidades: À medida que as organizações enfrentam a realidade da escassez de talentos, elas não conseguem implementar uma estratégia holística de nuvem híbrida – o que pode criar lacunas na segurança e conformidade e causar riscos em ambientes de nuvem.

A exposição a ameaças cibernéticas continua à espreita apesar da adoção de técnicas de segurança

Embora mais de 90% dos serviços financeiros, telecomunicações e organizações governamentais que responderam tenham adotado ferramentas de segurança como recursos de computação confidencial, autenticação multifator e muito mais, permanecem lacunas que impedem as organizações de impulsionar a inovação. Na verdade, 32% dos entrevistados em geral citam a segurança como a principal barreira para cargas de trabalho integradas em ambientes e mais de um quarto dos entrevistados concorda que as preocupações com segurança representam um obstáculo para atingir suas metas de negócios na nuvem.

Compartilhar: