NS Prevention começa na Colômbia expansão pelo continente

Paulo Brito
02/02/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O trabalho na Colômbia se inicia pelos bancos, seguradoras, empresas de transporte aéreo e de comércio eletrônico. A evolução dos negócios poderá em breve levar a empresa a outros países da região

Bogotá

A NS Prevention, unidade de Segurança Digital do Grupo New Space – especializado em soluções de BPO e segurança da informação -, está dando o primeiro passo para sua expansão internacional: a empresa acaba de anunciar o início de operações na Colômbia, por meio de uma parceria com a consultoria G&C Strategic Partners, cuja sede fica em Bogotá. Juntas, as empresas trabalharão na prevenção de fraudes.

A especialidade da G&C Strategic Partners é justamente administração financeira e prevenção de fraudes, explica o sócio Giovanny Toscano. Segundo ele, neste momento o comércio eletrônico está em crescimento acelerado na Colômbia, e não faltam no mercado ferramentas e plataformas capazes de verificar os dados e a estrutura de transações. “Essas ferramentas podem dar o sinal positivo ou negativo para uma compra, mas isso é só metade do problema”, explica Toscano. O que fica faltando, acrescenta, é o comerciante verificar se a pessoa que está transacionando com um cartão de crédito é de fato a dona daquele cartão. Com a parceria, diz o executivo, será possível levar ao mercado colombiano um serviço que oferecerá informações coletadas antes ou depois da transação. Antes, para prevenir. Depois, para levantar informações sobre uma fraude ou tentativa, não só para evitar que se repita como, também, para colocar essas informações à disposição das autoridades policiais.

“Hoje, a fraude é mundial e também muito forte em todo o nosso continente”, acrescenta Giovanny Toscano. Segundo ele, as taxas de fraude nas transações de comércio eletrônico oscilam entre meio por cento e um por cento do total. Thiago Bordini, diretor da divisão NS Prevention, explica que a função da unidade é compreender de que modo a fraude ocorreu. “Precisamos descobrir, por exemplo, como uma credencial vazou. Nosso papel é entender o negócio do cliente e aperfeiçoá-lo. Muitas vezes o cliente tem de tudo, e apenas implementou alguma coisa de modo inadequado, de modo que podemos também corrigir essa situação. Às vezes, é apenas uma chave ou uma função que não foram acionadas em alguma das soluções que ele possui”.

thiago bordini
Thiago Bordini

O trabalho na Colômbia está começando pelos bancos, seguradoras, empresas de transporte aéreo e de comércio eletrônico. Com o desenvolvimento dos negócios, Toscano acha que em pouco tempo será possível levar a parceria para outros mercados da América do Sul. Bordini, da NS Prevention, observa que os fraudadores vão criando nichos, e que na América Latina há especializações: “No México, por exemplo, o forte são fraudes em cartões sem chip. Já na Argentina são ataques mais técnicos e bem focados. Nosso papel na Colômbia será verificar de que modo esses atacantes estão agindo, para então identificá-los. Temos a impressão inclusive de que o narcotráfico pode estar por trás de muitas ações”, afirma.

giovanny toscano
Giovanny Toscano

Giovanny Toscano tem mais mais de 20 anos de experiência em gerenciamento financeiro e prevenção de fraudes em companhias aéreas. Ele destaca que após conhecer a NS Prevention ficou impressionado com o portfólio da empresa. “O nível de conhecimento dos profissionais aliado às técnicas de investigação forense e combate a ilícitos digitais você não encontra em nenhuma empresa colombiana”, destaca o executivo.

Em 2018, a NS Prevention evitou, em seus clientes de e-Commerce, a perda de aproximadamente R$100 milhões em transações fraudadas. O Grupo New Space atualmente está na lista das Empresas Estratégicas de Defesa, um título concedido pelo governo federal às que fazem investimentos de porte em desenvolvimento tecnológico e industrial e em produtos que podem beneficiar as Forças Armadas do Brasil.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest