Novo ataque ao Judiciário tira do ar sistema do TRF-3 em São Paulo

Entidade comunicou ontem à noite ataque de DDoS; neste momento o site do tribunal está fora do ar
Da Redação
16/01/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que tem sede em São Paulo, comunicou ao final do dia de ontem ter sofrido um ataque de negação de serviço direcionado aos servidores que respondem pela internet. Segundo a nota, o ataque deixou o atendimento instável ao longo do dia, acrescentando que não houve invasão de sistemas ou furto de informações.

No momento em que esta nota foi publicada o site do tribunal estava fora do ar e os sistemas inacessíveis (imagens abaixo).

O ataque não é o primeiro a órgãos da Justiça, e por coincidência ocorre exatamente um dia após o TRF-3 ter mantido uma decisão da primeira instância da Justiça Federal de São Paulo que negou novo adiamento do Enem, marcado para os dias domingos 17 e 24 deste mês.

No pior dos últimos ataques, o órgão atingido foi o STJ, no dia 3 de novembro de 2020, quando o ransomware RansomEXX congelou as redes do tribunal. O Judiciário adotou ações importantes como a instituição de protocolos para a proteção dos sistemas, mas ainda há muito o que fazer. Dias atrás um hacker publicou uma imagem de alguém jogando Minecraft e publicando a imagem do jogo numa página do STF (imagem acima). Ataques anteriores atingiram também o CNJ e o TRF-1, por exemplo.

Veja isso
STJ: mais de 1.200 servidores congelados, backups destruídos
CNJ anuncia protocolos para proteger sistemas do Judiciário

Esta é a nota distribuída ontem à noite pela assessoria de imprensa do TRF-3.

NOTA SOBRE INSTABILIDADE DOS SISTEMAS ELETRÔNICOS DO TRF3 NO DIA 15/01
Nesta sexta-feira (15/01), os sistemas eletrônicos do Tribunal Regional Federal da 3ª Região sofreram um ataque cibernético do tipo DDOS, que sobrecarregou os sítios do Tribunal e provocou instabilidade ao longo do dia. A área de tecnologia da informação atuou prontamente para conter o ataque e salvaguardar nossos sistemas.

Não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações. A Polícia Federal será acionada para apurar o ocorrido.

O Tribunal reitera o seu compromisso com a segurança de nossos sistemas e informações e tem adotado todas as medidas necessárias para prevenir ataques de todos os tipos e responder de modo adequado e eficiente a qualquer eventual tentativa de invasão.

Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório