Menos de um mês após um apagão que deixou o país sem energia elétrica, a Espanha sofre novo apagão, mas desta vez em telefonia: um problema de atualização de rede afetou as conexões de telefones fixos e de internet de empresas em toda a Espanha e de vários serviços de emergência 112 desde o início da manhã de terça-feira. Entre as regiões com incidentes significativos causados por uma atualização de rede virtual estavam Madri, Valência, Aragão e Extremadura. Os problemas começaram a ocorrer nas primeiras horas da manhã, e uma das vítimas mais significativas foram as linhas de emergência 112, que tiveram que ser restabelecidas em regiões como Valência e Aragão. Às 10h30 (horário de Madrid), a Telefónica informou que as comunicações dos serviços de emergência haviam sido totalmente restauradas e, duas horas depois, por volta das 12h30, declarou que o problema geral com as redes fixas e de internet havia sido resolvido, embora algumas interrupções isoladas persistissem.
Leia também
Blackout atinge Espanha, França, Portugal
Espanha e Portugal descartam ataque no blackout
Os serviços para pessoas físicas continuaram funcionando normalmente, mas não os de empresas, cujas reclamações dispararam no início dos expedientes pela manhã. O incidente teve origem na Telefónica, que sofreu uma queda nacional. Segundo fontes da operadora, foram realizadas algumas “melhorias na rede”, que estão afetando “serviços específicos” em empresas do país.
“Esta manhã, vivenciamos um incidente que afetou os serviços de comunicação fixa de diversas empresas e serviços públicos. Desde o início, estamos trabalhando para restabelecer esses serviços, que agora foram totalmente restabelecidos”, explicou a Telefónica em publicação para a mídia. “Ativamos o comitê de gerenciamento de incidentes, isolamos os nós afetados e mobilizamos pessoal de campo para resolver casos específicos decorrentes deste incidente, que agora foi resolvido”, acrescentou.
Segundo a empresa, o incidente foi causado por uma série de atualizações de rede, que afetaram vários serviços. Os primeiros problemas foram relatados depois das três da manhã. Às 10h30, a Telefónica informou que as comunicações dos serviços de emergência haviam sido totalmente restauradas e, duas horas depois, por volta das 12h30, declarou que o problema geral com as redes fixas e de internet havia sido resolvido, embora algumas interrupções isoladas persistissem.