
As senhas estão sendo quebradas cada vez mais rápido: em comparação com 2024, o tempo necessário para quebrar senhas usando GPUs de nível doméstico, como placas de vídeo, caiu quase 20% — uma aceleração drástica em apenas um ano. A informação vem da Hive Systems, que anualmente publica uma tabela com resultados de testes de brute force usando GPUs. Agora com hardware de nível de IA — o mesmo tipo usado para alimentar modelos de linguagem de grande porte como o ChatGPT — a velocidade de quebra de senhas aumentou mais de 1,8 bilhão por cento em comparação com máquinas de nível de consumidor, diz a empresa. Essa aceleração reduziu o tempo de quebra de senhas de bilhões de anos para apenas algumas horas.
Leia também
Segurança de senhas despenca em 2025
Brute force contra gateways Citrix Netscaler
“Estamos testemunhando uma aceleração astronômica no poder da computação”, disse Alex Nette , CEO da Hive Systems. “Mesmo fora da computação quântica, o hardware de nível de IA atual já está remodelando os riscos de segurança cibernética. Senhas que eram seguras no ano passado agora podem ser quebradas em uma fração do tempo, e a computação quântica só vai levar isso ainda mais longe.”
A Tabela de Senhas de 2025 da Hive Systems fornece uma visão atualizada da rapidez com que diferentes tipos de senhas — com base no comprimento e na complexidade — podem ser quebradas por força bruta por um invasor com hardware moderno.
As descobertas deste ano refletem o impacto combinado de GPUs mais rápidas, computação em nuvem distribuída e hardware especializado em IA, oferecendo um lembrete claro de que a higiene das senhas deve evoluir junto com a tecnologia.
Senhas mais curtas e simples, que poderiam ter sobrevivido por anos no passado, agora ficam vulneráveis em meses, semanas ou até mesmo dias — e essa janela só continuará diminuindo à medida que as capacidades da computação aumentam.