Noruega: setor de óleo e gás atacado, 50 invasões

Paulo Brito
28/08/2014
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Noruega: setor de óleo e gás atacado, 50 vítimasA Autoridade Nacional de Segurança da Noruega (Nasjonal Sikkerhetsmyndighet – NSM) revelou ontem que 50 empresas do setor de petróleo e gás foram invadidas e 250 foram alertadas pela agência governamental de que estão sob o mesmo risco. A NSM é a unidade de prevenção da Noruega para ataques de hackers.
Esse foi o maior incidente desse tipo já registrado contra interesses noruegueses, informou Dagens Næringsliv, diretor da agência, na quarta-feira. A Statoil, maior companhia de petróleo da Noruega, foi um dos alvos do ataque. O assessor de imprensa da Statoil, Ørjan Haraldstveit, disse: “Recebemos um aviso sobre isso e estamos checando os nossos sistemas, de acordo com as rotinas”. A NSM informou que o ataque de hackers havia sido anunciado por “contatos internacionais”. A agência tem suspeitas sobre quem está por trás do incidente, mas não quer publicar informações até que as investigações estejam concluídas.
Kjetil Nilsen, diretor do NSM, acredita que muitas empresas não estão cientes da quantidade de dados valiosos que se arriscam a perder: “A capacidade de ataque está aumentando e há um grande interesse sobre os nossos dados”.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest